A UNIVERSIDADE E A GREVE

A Administração Superior da Universidade Federal reconhece a legitimidade da greve deflagrada nas Instituições Federais de Ensino Superior (IEFES), posicionando-se, ao mesmo tempo, favorável às negociações e entendimentos que possam pôr fim ao movimento no mais curto espaço de tempo possível. Sua prioridade é trabalhar para que se reduzam ao mínimo os prejuízos causados à comunidade universitária e ao público externo. Ao mesmo tempo, reconhece que, desde o primeiro governo do Presidente Lula, jamais as IFES experimentaram crescimento tão acelerado, seja na abertura de novas unidades acadêmicas e melhoria da infraestrutura, seja na recomposição de seus quadros docente e técnico-administrativo, o que vem propiciando o resgate de compromissos históricos com a sociedade.

Baseada na convicção de que o Governo Federal permanece sensível às carências e desafios dessas Instituições, a Administração Superior alimenta a expectativa de que, com brevidade, serão sanados os problemas que levaram à deflagração do movimento paredista. Assim, se propõe, no plano local, a entabular conversações com as lideranças dos segmentos docente e técnico-administrativo – o que, até o momento, não aconteceu – objetivando reduzir os impactos negativos da greve. Já no plano nacional, está determinada a unir esforços com as demais IFES brasileiras, no âmbito da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), no sentido de promover a aproximação entre Governo e grevistas, passo necessário à negociação e à solução do conflito.

Jesualdo Pereira Farias