Pesquisadores do Campus Cariri criam estrutura metálica mais resistente

Pesquisadores do Curso de Engenharia Civil da UFC no Cariri desenvolveram uma estrutura espacial de aço mais resistente do que a que hoje é utilizada em obras. Com um ajuste geométrico, eles chegaram a percentual de resistência 56% maior em estruturas com ligação típica reforçada. Estrutura espacial é um tipo de rede metálica aplicada na construção de cobertas e obras com grandes vãos, como galpões e postos de gasolina.

Com o tema “Estudo Numérico e Experimental de Estruturas Espaciais em Aço com Proposta de Correção da Ligação Típica Amassada”, o estudo foi desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Engenharia Estrutural (GPEEC). Para tanto, foram utilizados protótipos de dimensões reais de 6,0 x 9,0 metros.

Os resultados serão publicados no 10th World Computational Mechanics, evento que se realiza de 8 a 13 de julho, em São Paulo, e que irá reunir pesquisadores de todo o mundo nas discussões sobre mecânica de materiais.

Contando com suporte da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a pesquisa é coordenada pelo Prof. André Freitas, tendo, como colaboradores, os alunos bolsistas Rafael Araujo, Geverson Araujo e Emanuel Sousa.

Fonte: Prof. André Freitas, do curso de Engenharia Civil da UFC Cariri - (fone: 88 3572 7723)