Waldemar Alcântara recebe homenagem pela passagem de seu centenário

Na sessão solene em homenagem ao centenário do médico, professor e político Waldemar Alcântara, realizada na noite de quinta-feira (21), em reunião especial do Conselho Universitário, no auditório da Reitoria da UFC, o Prof. Elias Boutalla Salomão saudou o homenageado.

"Acompanhei sua trajetória, principalmente no seu papel como fundador da Faculdade de Medicina", destacou o orador.Ressaltando que "fundar uma Faculdade de Medicina em um Estado pobre, porque não dizer miserável, nos idos de 1948, foi um ato de heroísmo dos cinco homens de ouro, que à época, juntaram os seus esforços e, até com prejuízo de ordem econômica, familiar e profissional, atingiram seus objetivos". Os "homens de ouro" a quem o orador se referia eram Juradyr Picanço, José Carlos Ribeiro, Newton Gonçalves e Walter Cantídio, além de Waldemar.

O Reitor Jesualdo Pereira Farias, em sua fala, assegurou ser aquele um dos mais significativos eventos para a nossa Universidade, “revelador do quanto a UFC tem contribuído para a sociedade, como celeiro de figuras exponenciais, que se destacaram não apenas na atividade acadêmica, mas também na vida pública, nas profissões liberais, nas lideranças empresariais, no segmento sindical, nas organizações não governamentais".

Em nome da família de Waldemar Alcântara falou o filho Lúcio, que recordou passagens da vida de seu pai, indo além das atividades como político e administrador, percorrendo passagens da vida familiar. Relembrou uma característica dos pais - a mãe, Dona Dolores – de manter as portas das casas de Fortaleza e de São Gonçalo sempre abertas para acolher aqueles que dela precisassem.

PERFIL – O Prof. Elias Salomão, traçando um perfil do homenageado, disse que Waldemar Alcântara foi "um semeador de ideias e obras. Homem de comportamento austero, um político na sua expressão maior que, sob o manto de uma sisudez, escondia um coração tão grande que não cabia no peito". Não era arrogante, não cultivava orgulho ou preconceito", complementou.

Na ocasião foram entregues, aos que compareceram ao evento, a edição fac-similar do livro "A Faculdade de Medicina e sua ação renovadora", do jornalista J.C Alencar Araripe, e "Waldemar do Ceará e dos Alcântaras", da jornalista Cláudia Albuquerque. O Reitor Jesualdo Farias lembrou, na oportunidade, que a UFC vem reunindo, "as peças de um grande tabuleiro que recontam sua história". Referia-se ao processo de implantação do Memorial da UFC que, dentre as primeiras iniciativas, inclui a criação de um Programa Editorial. Por fim, agradeceu ao ex-governador Lúcio Alcântara, “que se une aos guardadores da memória da Instituição na tarefa de reconstituir o nosso patrimônio afetivo,”.

Fonte: Gabinete do Reitor – (fone: 85 3366 7304 / 3366 7307)