UFC, 57 anos cultivando credibilidade

A Universidade Federal do Ceará comemora os 57 anos de sua fundação envolvida em acelerado e consistente processo de crescimento. Se, de um lado, avultam os desafios, do outro aprofundam-se as responsabilidades. Aqui, colocamos em campo a competência técnica e científica; ali, a sensibilidade social, o compromisso com as artes e a cultura, o envolvimento com o meio, a participação.

Fortalecida, em anos recentes, pela ampliação de seus quadros, a reestruturação dos espaços físicos e a recomposição dos recursos financeiros, a UFC está hoje preparada para seguir avançando, o que se traduz não apenas no redimensionamento e modernização de sua infraestrutura, mas também na criação de novos campi e até mesmo no seu desmembramento. Depois de décadas como única Instituição de Ensino Superior mantida pela União em nosso Estado, a casa de Martins Filho começa a partilhar territórios e responsabilidades com outras universidades federais. Surgem, entre nós, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e a Universidade Federal do Cariri – a primeira, tutorada pela UFC em seu nascimento; a segunda, gerada a partir do nosso campus na Região Sul do Estado. É um novo ciclo histórico que se inaugura em nossa terra, com mais oferta de Ensino Superior público de qualidade.

Assim caminha a UFC, uma Universidade em permanente construção, que se alicerça no compromisso institucional de seus professores, técnico-administrativos e estudantes, e que preserva, como patrimônio inalienável, os sentimentos de orgulho, credibilidade, respeito e amor despertados no coração dos cearenses.

Jesualdo Pereira Farias
Reitor da UFC