UFC inaugura laboratório com recursos da Petrobras

A UFC inaugurou sexta-feira (22), no Campus do Pici, o Laboratório de Mecânica Computacional e Visualização, construído com recursos da Petrobras e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis .Vinculado ao Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil da UFC, o Laboratório integra a Rede Temática em Computação Científica e Visualização, conhecida como Rede Galileu.

Na inauguração, o Coordenador do Laboratório, Prof. Evandro Parente Jr., explicou que as pesquisas desenvolvidas se referem principalmente ao petróleo, gás natural e energias renováveis.

Segundo ele, os estudos abrangem duas áreas: engenharia e computação. Após fazer um breve histórico de atuação do Laboratório, o Prof. Evandro Parente ressaltou a qualidade das pesquisas desenvolvidas na UFC. “Hoje temos uma infraestrutura que não fica a dever a nenhum laboratório do Brasil. Por isso, agradeço à Universidade, ao Centro de Tecnologia e aos estudantes”, concluiu.

O gestor da Rede Temática em Computação Científica e Visualização da Petrobras, Luiz Augusto Petrus Levy, exibiu um vídeo institucional sobre a petrolífera, destacando os três eixos principais da empresa: expansão de limites, agregação de valor e diversificação de produtos e sustentabilidade. O engenheiro Petrus Levy também afirmou que a UFC está entre as primeiras universidades da Rede Galileu, formada por 14 instituições, a inaugurar o laboratório construído com recursos da Petrobras.
Em seu discurso, o Reitor Jesualdo Farias ressaltou a importância da parceria com a Petrobras para o incentivo de pesquisas na Universidade. “Hoje somos uma das universidades que mais oferecem profissionais à Petrobras. Tenho certeza de que todos os recursos que ela tem colocado na nossa Universidade estão dando retorno e contribuirão para fortalecer essa que é uma das maiores empresas do mundo”, disse. O Reitor lembrou ainda a relevância da participação dos estudantes, “que terão a oportunidade de estudar em um laboratório de alta tecnologia”.

O Laboratório de Mecânica Computacional e Visualização da UFC está equipado com supercomputadores (clusters), salas de treinamento e desenvolvimento, gabinetes para professores e pesquisadores e sala de visualização 3D. Já está em funcionamento e nele trabalham cinco professores e 15 bolsistas. Entre as pesquisas desenvolvidas, incluem-se a possibilidade de minimizar o vazamento de combustível no mar e o estudo de energias renováveis, como a eólica. A partir do próximo semestre, o Laboratório ofertará cursos de treinamento para alunos de graduação e pós-graduação da UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor - (fone: 85 3366 7455)