Universidade faz balanço de sua participação na Rio+20

A UFC participou de diversos espaços da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), encerrada sexta-feira (22). O evento propunha renovar o compromisso das nações com o desenvolvimento sustentável.

A programação avaliou o progresso e as lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e também tratou de temas novos e emergentes, definindo a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Uma das contribuições marcantes foi a do Centro de Ciências Agrárias da UFC. O Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, Diretor da unidade acadêmica, esteve presente na Rio+20, juntamente com representantes ambientais dos estados do Nordeste e Minas Gerais, para apresentar os encaminhamentos da I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga. A Conferência, realizada em Fortaleza, no mês de maio, resultou no documento "Declaração da Caatinga", que foi apresentado em painel pelo Superintendente Estadual do Meio Ambiente (Semace), José Ricardo Araújo.

“Os principais pontos da declaração eram a regulamentação da Caatinga enquanto bioma, assim como foi feito com a Mata Atlântica, e a criação de um fundo nacional para preservação desse ecossistema”, informa o Prof. Luiz Antônio. De acordo com o Diretor, a programação foi variada e enriquecedora. Ele destacou ainda a participação de docentes e pesquisadores da UFC em diversos espaços, além da presença de estudantes da Universidade na Cúpula dos Povos, realizada no Aterro do Flamengo.

No tocante aos resultados da Rio+20, o Prof. Luiz Antônio avalia que o impacto maior foi quanto à sensibilização social para as questões ambientais, embora as questões político-legais tenham deixado a desejar. Acrescentou que o evento foi muito positivo para o Centro de Ciências Agrárias pelo fato de ter proporcionado parcerias para o fortalecimento de eixos importantes da atuação daquela unidade, como a agricultura orgânica.

CRÉDITOS DE CARBONO – Outro representante do CCA foi o doutorando em Engenharia Agrícola Deodato Aquino, que ministrou conferência na Arena da Barra, na primeira semana da Rio+20. Ele abordou o tema "Potencial de Crédito de Carbono nas Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal em Projetos de Assentamentos Gerenciados pelo INCRA no Bioma Caatinga". Deodato é servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e participa do Grupo de Pesquisa Manejo de Solo e Água no Semiárido (Massa).

A pesquisa desenvolvida por ele, sob orientação da Profª Eunice Maia de Andrade, defende a implementação de um projeto piloto dentro dos princípios do Protocolo de Kyoto, servindo de modelo para todas as áreas de projetos de assentamentos gerenciados pelo INCRA no bioma Caatinga. A proposta segue os princípios do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), promovendo a redução de emissões de CO². O foco do trabalho é a participação da sociedade civil e o envolvimento continuado das famílias dos assentamentos nas ações que priorizem a conservação e uso múltiplo sustentável dos recursos florestais.

TRADUÇÃO EM LIBRAS – A UFC também marcou presença no evento através do Prof. Rodrigo Nogueira Machado, do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação. O docente integrou a equipe de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em conjunto com profissionais da Inglaterra, Holanda, Estados Unidos, Canadá e Brasil. O convite foi feito pela Coordenação de Acessibilidade e Inclusão Social do Comitê Nacional de Organização da Rio+20.

O Prof. Rodrigo é surdo e, durante o evento, trabalhou para garantir a acessibilidade a pessoas com deficiência, através da produção de legendas em tempo real, em Inglês e Português, durante as plenárias e debates. Participou, igualmente, de atividades de sinalização de ambientes para pessoas com deficiência visual e com mobilidade reduzida.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - (fone: 85 3366 7331)