UFC estuda parceria com Universidade norte-americana

A Profª Carole Kenner, da Escola de Enfermagem da Northeastern University, em Boston, nos Estados Unidos, foi recebida pelo Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, na tarde de segunda-feira (25). Eles trataram de possíveis parcerias entre as duas universidades.

O encontro visou ao ao intercâmbio de estudantes e professores e ao desenvolvimento de pesquisas de saúde pública nas áreas neonatal e perinatal. O objetivo é que se firme um convênio da Northeastern University com o Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina e a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC. Até 2013, espera-se iniciar o intercâmbio.

"Além de enviar nossos alunos para os Estados Unidos, reforçando o programa de intercâmbio da UFC, queremos desenvolver pesquisas com uma das mais importantes universidades dos Estados Unidos", argumenta a Profª Márcia Machado, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC. De acordo com a professora, que fez os primeiros contatos da parceria, serão produzidos projetos de pesquisa nas áreas de saúde materno-infantil.

Segundo Carole Kenner, interessa também à Northeastern University possibilitar aos alunos norte-americanos conhecer como é desenvolvida e tratada a saúde pública em Fortaleza e no Ceará. Também estiveram presentes na reunião as professoras Maria Elias Soares, Vice-Reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Ana Karina Bezerra, representando o Curso de Enfermagem da UFC.

Fonte: Profª Márcia Machado, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC - (fone: 85 3366 8044)