III Seminário Internacional História e Historiografia inscreve

Estão abertas, até 3 de agosto de 2012, as inscrições para o III Seminário Internacional História e Historiografia e o X Seminário de Pesquisa do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, que acontecem nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, no Campus do Benfica, em Fortaleza.

Alunos de graduação e pós-graduação, além de mestres, doutores e professores da rede pública podem inscrever-se, através do site dos eventos, para apresentação oral de trabalhos e exposição de pôsteres. Também é possível participar como ouvinte. Os trabalhos inscritos farão parte de simpósios temáticos, agrupando-se em temas como “Dinâmicas Identitárias e Étnicas”, “História e Literatura”, “História e Leitura”, “História Visual”, “Gênero, Ensino e Escrita da História” e “Ensino de História”, dentre outros.

Os principais conferencistas convidados são Fernando Catroga (Universidade de Coimbra – Portugal), José Luis Peinado (Universidade de Barcelona), Richard Marin (Universidade de Toulouse II – França), Temístocles Américo Corrêa Cezar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Também estão previstas oito mesas-redondas, que contemplam temáticas como “Temporalidades na história”, “Migrações”, “Escritas da história”, “Natureza e história”, “Rotas e redes do Mundo Atlântico”, “Metodologias da História” e “Ensino de História e Memória”. Todas ocorrem durante o período da tarde, das 16h30min às 18h30min.

Os eventos são uma realização conjunta dos Programas de Pós-Graduação em História da UFC, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Mais informações com a comissão de divulgação, através do telefone (85) 3366.7746, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo próprio site dos simpósios.

Fonte: Pós-Graduação em História da UFC - (fone: 85 3366 7746)