Programa sobre analgesia de parto da MEAC é premiado

O Programa de Analgesia de Parto, implantado em 2011 na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), da Universidade Federal do Ceará, foi vice-campeão do Prêmio Galba Araújo de Obstetrícia, atribuído durante o II Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, realizado em Fortaleza no final de junho.

O trabalho, cujo título é "Construção e implantação de um programa de analgesia de parto em uma Maternidade-Escola no Ceará", foi desenvolvido pela Supervisora da Residência em Anestesiologia do Complexo Hospitalar da UFC, Profª Cláudia Regina Fernandes. Também foi concedida ao projeto menção honrosa por sua relevância social.

O objetivo do programa é estimular o ensino da técnica e a vivência de uma assistência ao parto sem dor pelos médicos residentes de Obstetrícia e estudantes dos últimos anos de graduação em Medicina, em período de Internato.

Os organizadores do projeto veem esses esforços como determinantes para a articulação de estratégias de implantação de um programa sólido de analgesia de parto na MEAC. A visão dos envolvidos é de que o alívio da dor é parte fundamental do contexto da humanização da assistência ao parto. O artigo premiado pode ser lido na íntegra.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing do Complexo Hospitalar da UFC - (fone: 85 3366 8183 / 8116 5042)