Livro sobre hegemonia na América Latina será lançado hoje na ADUFC

Será lançado hoje (23), às 19h, o livro "Nuestra América no Século XXI – As Disputas de Hegemonia nos Circuitos da Crise" (Edições UFC, 2012, 142 p.), organizado pelo Prof. Francisco Uribam Xavier, do Departamento de Ciências Sociais da UFC. A obra é resultado de estudos e pesquisas de membros da Rede de Pesquisadores Universitários sobre a América Latina (Rupal), grupo interdisciplinar formado por integrantes de diversas instituições de Ensino Superior. O lançamento ocorre na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará - ADUFC (Av. da Universidade, 2346 - Benfica).

O evento conta ainda com a presença do educador e analista político nicaraguense Ricardo Zúniga García, colaborador da Agência de Informação Frei Tito para América Latina (Adital), que falará sobre a recente crise institucional no Paraguai, onde o Congresso aprovou, em junho, o impeachment do Presidente Fernando Lugo.

Composta por sete artigos, a coletânea aborda a suposta decadência do "império americano", interpela sobre a crise da civilização do capital, reflete sobre o fenômeno do populismo latino-americano e discute democracia, direitos e ação cidadã na transição brasileira para o Século XXI.

Outros temas abordados na obra são a resistência dos movimentos sociais na América Latina em tempos de crise, a contemporaneidade do pensamento de Celso Furtado para a emancipação do continente latino-americano e o racismo embutido na construção da identidade cearense.

O livro é uma realização da UFC e da Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural (SCJCC), com patrocínio do Governo Federal, através do Banco do Nordeste.

Fonte: Prof. Francisco Uribam Xavier, organizador do livro – (fone: 85 3366 7419 / 3366 7420)