UFC bate recorde de trabalhos em congresso de Comunicação

A UFC foi a instituição com o maior número de autores na última edição do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom – NE). Um total de 129 alunos e professores dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo (Fortaleza) e Jornalismo (Campus do Cariri) teve trabalhos apresentadosna programação.

O número corresponde a 28% do total de autores do evento, que foi realizado em junho na Faculdade Boa Viagem, em Recife. A segunda colocada foi a Universidade Federal de Pernambuco, com 69 autores (15%), seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com 29 autores (8,5%), e pela Universidade Federal da Paraíba, com 33 (7,2%). Ao todo, 55 instituições participaram do congresso.

Outras duas Instituições de Ensino Superior cearenses também tiveram trabalhos aceitos. A Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Faculdade Cearense (FaC) foram representadas por três e dois autores, respectivamente. No Intercom Júnior, destinado à produção científica dos estudantes de graduação, a UFC foi representada por 100 estudantes e seus respectivos orientadores, equivalentes a 31% do total de autores. Esse percentual fica em 21% quando se consideram apenas os artigos aceitos nas Divisões Temáticas do evento.

Os congressos regionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) acontecem uma vez por ano nas cinco regiões brasileiras. O Intercom Júnior é exclusivo a alunos de graduação e recém-formados, enquanto as Divisões Temáticas aceitam artigos dos demais pesquisadores e profissionais.

Os alunos da UFC viajaram a Recife para apresentar os trabalhos com ajuda de custo ofertada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Confira a lista completa de trabalhos do Intercom Júnior e das Divisões Temáticas no site da Intercom.

Fonte: Prof. Riverson Rios, coordenador do Curso de Jornalismo (Fortaleza), e Prof. Gustavo Pinheiro, coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda – (fone: 85 3366 7708 / 3366 7718)