Procurar no portal

Diretor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura visita a UFC

O Reitor da UFC, Jesualdo Pereira Farias, recebeu, no último dia 30, o Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Victor M. Villalobos. A reunião tratou das possibilidades de parcerias entre as duas instituições na área de educação no meio rural. O IICA é um organismo internacional cujas ações são focadas no desenvolvimento agrícola.

 Presente em 34 países, o IICA possui sede na Costa Rica e atua na cooperação técnica, inovação e conhecimento especializado para o desenvolvimento competitivo e sustentável da agricultura das Américas e o melhoramento da vida dos habitantes do campo nos países membros. No Brasil, desenvolve projetos nas áreas de inovação tecnológica, agronegócio, segurança alimentar, recursos naturais, dentre outras, sendo o Ceará um dos estados que mais possuem vínculos de pesquisa com o Instituto.

“Consideramos muito importante a relação com esta universidade e nos interessa muito que o conhecimento e experiência de seu capital humano possa ser compartilhado com todos os países membros do IICA”, afirmou Villalobos. No encontro, o diretor apresentou ainda o programa de bolsas de pós-graduação promovido pelo Instituto, aberto a candidaturas de pesquisadores da América Latina e Caribe.

Declarando o interesse da Instituição em estreitar laços com o IICA, o Reitor Jesualdo Farias destacou como primeira iniciativa o processo de identificação de pesquisadores que possam colaborar com o convênio. “Temos muita gente aqui na UFC, tanto no Centro de Ciências Agrárias e Centro de Ciências, quanto na FEAAC (Faculdade de Economia, Administração, Atuárias, Contabilidade e Secretariado), que poderiam fazer uma interface com os temas relacionados à agricultura sustentável, fome e outros temas próximos. O nosso primeiro encaminhamento será o de contatar essas pessoas. Sem dúvida, é uma boa oportunidade”, comentou.

Estiveram presentes na reunião a vice-diretora do Centro de Ciências Agrárias, Sônia Oliveira, e uma comitiva de especialistas de diversas áreas do IICA, como Gertjan Beekman (Recursos Naturais), Carlos Miranda (Desenvolvimento Rural Sustentável), Emanuel Gonçalves (Projetos de Cooperação Técnica) e Manuel Otero (Representante do IICA no Brasil).

Durante sua passagem pelo Ceará, o Diretor participará ainda de audiências com representantes de outras instituições com as quais o IICA mantém relações de cooperação técnica, como o Prof. Paulo Speller, Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); Paulo Sérgio Ferraro, Presidente Interino do Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Emerson Fernandes Daniel Júnior, Presidente do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e o Governador do Estado Cid Gomes. Em seguida, a visita continuará em Brasília, onde a equipe terá uma série de reuniões com ministros e outras autoridades do Governo Federal.

Fonte: Gabinete do Reitor - (fone: 85 3366 7306 / 3366 7307)

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300