Estudante da UFC é ouro em evento Internacional de Matemática

O estudante Davi Lopes Alves de Medeiros, do curso de bacharelado em Matemática da Universidade Federal do Ceará, conquistou medalha de ouro na 19ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC), na Bulgária. O evento terminou no último dia 1º.

Participaram do evento 318 estudantes de mais de 70 instituições de ensino superior de todo o mundo. Além de Davi, ficaram em primeiro lugar Renan Henrique Finder, Matheus Secco e Hugo Fonseca Araújo, alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Os representantes brasileiros conquistaram outras 11 medalhas, sendo duas de prata (Second Prize) e nove de bronze.

A delegação brasileira foi composta por 23 alunos das equipes olímpicas da PUC-Rio, do Instituto Militar de Engenharia (IME), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio), UFC, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade de São Paulo (USP), campi de São Paulo e São Carlos, lideradas pelos professores Samuel Barbosa Feitosa de Salvador (BA) e Fábio Dias Moreira do Rio de Janeiro (RJ).

Na competição, os participantes resolvem duas provas aplicadas em dois dias consecutivos, com um tempo de cinco horas cada dia. As provas devem ser resolvidas em idioma inglês e incluem questões dos campos da álgebra, análise real e complexa, além de combinatória, cujas pontuações somadas determinam os vencedores.

O Brasil participa da competição desde 2003, tendo já conquistado 99 medalhas, sendo uma de ouro especial (Grand First Prize), 16 de ouro (First Prize), 31 de prata (Second Prize) e 51 de bronze (Third Prize).

Os estudantes brasileiros foram selecionados através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Leia mais: Em dezembro de 2011, Reitor recebeu equipe da UFC vencedora de concurso nacional de Matemática

Fonte: Olimpíada Brasileira de Matemática – (fone: 21 2529 5077)