Congresso aborda cultura popular na construção com terra

Tem início nesta terça-feira (7) o IV Congresso Brasileiro de Arquitetura e Construção com a Terra. O evento reúne pesquisadores das áreas de Engenharia, Arquitetura e Antropologia para analisar o ethos da cultura popular relacionados à construção de habitações sociais. O Congresso realiza suas oficinas no Laboratório de Materiais de Construção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Integram a atividade estudiosos da UFC, Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Rede Terra Brasil.

Na programação de oficinas, serão apresentadas técnicas como taipa de pilão e pintura de terra, práticas tradicionais de construção presentes na formação das cidades brasileiras. O evento contará ainda com palestras, nos dias 9 e 10, no Ponta Mar Hotel, sobre a aplicação de compostos como barro, taipa e adobe na edificação de moradias e, também, sobre as peculiaridades dessas habitações em outros países da América Latina, como Cuba e Peru.

No sábado (11), os participantes realizarão visita a uma fábrica de bloco de terra compactado (BTC) e serão guiados em um tour pelo centro histórico de Fortaleza.

Segundo o organizador do Congresso e docente do curso de Engenharia Civil da UFC, professor Alexandre Bertini, uma importante vertente de pesquisa é a preservação de prédios históricos no Ceará. “Edificações, como a Igreja de Viçosa do Ceará, foram construídas em parte com terra. Em outros locais no Estado, encontramos vilas inteiras construídas em adobe, como é o caso de uma vila centenária na cidade de Ipueiras. Precisamos entender como foram construídos e estudar a melhor técnica de recuperação e reforço desses edifícios”, aponta.

A programação completa do Congresso pode ser conferida aqui.

Fonte: Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará - (fone: 85 3366 9602)