Jornada discute impactos ambientais da mineração no Ceará

Será realizada, de 11 a 14 de agosto, a 1ª Jornada Antinuclear do Ceará, evento que pretende discutir a exploração comercial da mina de Itataia – composta por urânio e fosfato –, localizada no triângulo formado pelos municípios de Santa Quitéria, Itatira e Madalena, no Ceará.

Em sua programação, a Jornada realiza oficinas e seminários, no dia 11, na cidade de Santa Quitéria e, no dia 12, na cidade de Itatira. O encerramento será no dia 14, no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará, com o lançamento do “Relatório da Missão Caetité: violações de direitos humanos no ciclo do nuclear”, elaborado pela Relatoria Nacional para o Direito Humano ao Meio Ambiente da Plataforma Dhesca Brasil. O documento trata sobre os impactos socioambientais decorrentes da mineração de urânio em Caetité, na Bahia.

A Jornada é aberta ao público. A realização é do Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (TRAMAS), grupo de pesquisa interdisciplinar da UFC; Cáritas de Sobral; Comissão Pastoral da Terra e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Mais informações pelos telefones (85) 8881.1072 (Ana Cláudia Teixeira) ou (85) 8832.2638 (Pablo Araújo Alves).

Fonte: Profª Raquel Rigotto, Coordenadora do Núcleo TRAMAS – (Fone: 85 3366 8045)