Centro Acadêmico de Direito promove debate com prefeituráveis

O Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua (CACB), da Faculdade de Direito da UFC, promoverá debate com candidatos à Prefeitura de Fortaleza, no dia 5 de setembro. O CACB fará, nos dias 3 e 4 de setembro, o credenciamento de alunos, professores e técnico-administrativos interessados em assistir.

O encontro será realizado às 19h, no Auditório Reitor Antônio Martins Filho, localizado naquela faculdade (Campus do Benfica). É necessário levar documento que comprove vínculo com a UFC e, se possível, 1 kg de alimento para doação.

Na reunião para estabelecer as regras do debate, ficou acordado que cada candidato terá direito a 13 credenciais (10 para correligionários, uma para o candidato a Vice-Prefeito e duas para assessores).

Como forma de reduzir o tempo total do debate, os organizadores optaram por convidar apenas candidatos cujos partidos têm representação na Câmara dos Deputados. A medida é permitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, participarão oito dos 10 candidatos à Prefeitura Municipal de Fortaleza: Elmano de Freitas (PT), Heitor Férrer (PDT), Inácio Arruda (PC do B), Marcos Cals (PSDB), Moroni Torgan (DEM), Renato Roseno (PSOL), Roberto Cláudio (PSB) e Valdeci Cunha (PRTB).

As regras do debate foram acordadas em reunião no dia 31 de julho, da qual participaram representantes do CACB e assessores de todos os candidatos convidados. O debate, com duração prevista de 105 minutos (1 hora e 45 minutos), terá como mediador um jornalista, professor do Curso de Comunicação Social da UFC.

Conforme o que foi acertado, o debate terá quatro blocos. No primeiro, serão feitas considerações iniciais por representante da Diretoria do CACB e pelo Diretor da Faculdade de Direito da UFC. O mediador explicará as regras do debate e sua metodologia. Os candidatos farão então breve apresentação, cabendo dois minutos para cada um.

No segundo bloco, serão feitas perguntas entre os candidatos sobre temas pré-determinados: educação, saúde, segurança, mobilidade urbana, meio ambiente, geração de emprego, juventude e cultura.

Os temas e a ordem das falas serão definidos mediante sorteio. No terceiro bloco, os candidatos responderão a perguntas do público, que já podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No quarto bloco, os candidatos farão suas considerações finais.

COBERTURA DA IMPRENSA - Cada empresa de Comunicação interessada em cobrir o debate pode credenciar uma equipe, enviando previamente os nomes dos profissionais para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para facilitar o trabalho da imprensa, a organização reservou uma sala para entrevistas com os candidatos antes e depois do debate.

Com relação à cobertura no interior do auditório, ficou definido que “somente será permitida a entrada de equipamentos de filmagem e fotografia, antes do início do debate, a fim de que sejam feitas imagens. Iniciado o debate, equipamentos de fotografia e filmagem não poderão permanecer.

Ainda durante o debate, a organização permitirá a permanência de jornalistas no auditório para fazer anotações, mas não poderão filmar o debate”. Mais informações pelo fone (85) 3366.7826, das 9h às 12 e das 14h às 17h.

Fontes: Rebecca Lustosa Lira, diretora de Planejamento do CACB e Mayara Mendes, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do CACB - (Fone: 85 3366 7826)