Candidato a Prefeito Heitor Férrer é recebido pelo Reitor

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Pereira Farias, recebeu, na manhã da última quinta-feira (16), o deputado estadual Heitor Férrer, candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT na disputa eleitoral deste ano.

Imagem: Reitor recebe o candidato Heitor FérrerO encontro aconteceu na sala de reuniões da Reitoria e contou com a presença de: Flávio Torres, ex-senador e coordenador de campanha do candidato; José Maria de Sales Andrade Neto, Chefe de Gabinete do Reitor; Antonio Salvador da Rocha, Pró-Reitor de Extensão; Gil de Aquino Farias, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Luiz Antônio Maciel de Paula, Diretor do Centro de Ciências Agrárias; José de Paula Barros Neto, Diretor do Centro de Tecnologia; Elvis de Azevedo Matos, Diretor da Secretaria de Cultura Artística; Paulo de Tarso Bernardes Mamede, Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional; e Francisco Antônio Guimarães, Presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.

O Prof. Jesualdo Farias abriu a reunião afirmando que a Universidade é um espaço com representações de várias correntes políticas e que, por isso mesmo, é importante esse momento de conversa institucional. Salientou que a relação da Instituição com a Prefeitura é ainda mais forte do que com o Governo do Estado. “A UFC está representada na cidade em praticamente todas as áreas profissionais, como as de transportes, segurança alimentar, educação e meio ambiente. Estamos sempre abertos a ceder nossos quadros para colaborar em atividades técnicas da Prefeitura Municipal de Fortaleza”. O dirigente também apontou algumas questões preocupantes da relação UFC/PMF: problemas urbanísticos no Campus do Porangabuçu, repasse de recursos do município para o complexo hospitalar da Universidade e a revitalização do corredor cultural do Benfica.

Heitor Férrer criticou os candidatos que deixam passar a oportunidade de visitar a UFC e interagir com sua comunidade durante a campanha. Ele assegurou que, caso eleito, sua gestão “buscará continuamente a Universidade para contribuir efetivamente com a melhoria da cidade de Fortaleza”. O candidato frisou ainda algumas propostas, como a criação de seis grandes escolas municipais de tempo integral (uma para cada regional), a redução do número de cargos comissionados (hoje mais de 4 mil), o investimento em transporte coletivo e a reestruturação das unidades de saúde voltadas à atenção primária e secundária. Segundo ele, esta última medida diminuirá a superlotação do Instituto Dr. José Frota (IJF). Também está nos planos do deputado a construção de uma segunda unidade do IJF.

Imagem: O candidato Heitor Férrer e o Reitor Jesualdo FariasO Prof. Luiz Antônio Maciel, representando o Centro de Ciências Agrárias da UFC, ponderou que o poder público se encontra distante do que é produzido na Universidade e enfatizou temas em que sua unidade acadêmica pode colaborar, como recuperação de áreas verdes, gestão de resíduos e agricultura orgânica. “É preciso pensar a cidade com o carinho que se tem por um ente vivo”, finalizou. Já o Prof. Antonio Salvador, Pró-Reitor de Extensão, destacou que a Instituição possui mais de 800 projetos de extensão, que beneficiam cerca de um milhão de pessoas no Estado. “A extensão não faz parte de nossa matriz de financiamento. Com parcerias, ganham a Prefeitura, a UFC e a comunidade”, afirmou.

Diretor do Centro de Tecnologia, o Prof. Barros Neto citou ações de sucesso do CT como o Escritório de Tecnologia Social (Etecs), que presta assessoria técnica à população, e o projeto de extensão Proexatas, que prepara estudantes da escola pública para ingressar em cursos de Engenharia. “A comunidade precisa estar dentro da Universidade. Já fomos muito mais utilizados pelo poder público”, avaliou. O Prof. Elvis Matos, Diretor da Secult-Arte, disse estar preocupado com a política municipal de arte e cultura, bem como com a participação da sociedade no processo. “Há que se pensar o lugar das artes nessas escolas de tempo integral e como o professor vai viabilizar uma formação continuada. Veja só a Vila das Artes, que é um equipamento interessante da Prefeitura, mas muito fechado em torno de si mesmo”, analisou. O jornalista Paulo Mamede, por sua vez, salientou o esforço da UFC em tornar a sua produção científica, cultural e tecnológica conhecida do grande público, através de suas mídias institucionais.

A Universidade declara-se aberta a receber os postulantes à Prefeitura de Fortaleza para apresentação e debate de propostas com a Administração Superior. Já visitaram a Reitoria, nos mesmos moldes, os também candidatos Roberto Cláudio (PSB) e Inácio Arruda (PC do B).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – (fone: 85 3366 7331 / 3366 7332)