"Um poema em cada árvore" inscreve até a próxima terça-feira

"Um poema em cada árvore", iniciativa nacional de incentivo à leitura, será realizada, em Fortaleza, no dia 21 de setembro, na Praça da Gentilândia. Na Capital cearense, o Núcleo de Produção e Programas Culturais do Departamento de Desenvolvimento Humano, da Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da Universidade Federal do Ceará, se integra à organização do evento por meio do Diretor Elizio Cartaxo, escolhido como um dos articuladores na cidade. Podem participar servidores públicos da UFC, IFCE, Unilab, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, ANTT, Anatel, Antac, ICMBio, Superintendência Federal de Agricultura no Ceará, Abin, DNOCS, Presídio Federal de Mossoró e Banco Central.

Um dos objetivos da ação, que ocorrerá em diversas cidades brasileiras, é construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas anônimos em contato com novos públicos. "Um poema em cada árvore" caracteriza-se por utilizar as árvores como suporte para a leitura, pendurando mensalmente, em árvores, poemas de autores desconhecidos do grande público. Teve início em agosto de 2010, na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, idealizada pelo poeta Marcelo Rocha, e já no ano seguinte recebeu o Prêmio Vivaleitura, concedido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Ministérios da Cultura e da Educação e Fundação Santillana.

Participam da exposição até 25 poemas, dos quais 15 serão selecionados pelo Instituto Psia e pendurados em todas as cidades participantes, e até 10 poemas de poetas locais escolhidos pelo articulador local, que serão pendurados na iniciativa de Fortaleza. Os interessados podem participar enviando uma poesia em um arquivo anexo, digitado em folha de papel A4, com tema livre até o dia 11 de setembro, às 17h, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O poema deve estar em um arquivo anexo, digitado em formato A4, fonte Arial, tamanho 16. O texto do e-mail deve conter os nomes do poeta e da poesia, telefones para contato, endereço, blog ou site do autor.

Fonte: Núcleo de Produção e Programas Culturais do Departamento de Desenvolvimento Humano - SRH/UFC – (fone: 85 3366 7412)