UFC já inscreveu 25 projetos no 8º Prêmios Santander; inscrições vão até dia 16

Estudantes, professores e pesquisadores podem se inscrever, até 16 de setembro, na 8ª edição dos Prêmios Santander Universidades, que estimulam o empreendedorismo, a pesquisa, a extensão e a busca pela excelência do meio acadêmico, com alvo no desenvolvimento sustentável. A UFC já inscreveu 25 propostas este ano.

A Instituição foi premiada em quatro ocasiões (2010 e 2011 - Prêmio Universidade Solidária; 2009 - Prêmio Santander de Ciência e Inovação; 2006 - Prêmio Santander de Empreendedorismo).

Desde que foi criado, em 2005, o concurso recebeu 18.946 projetos e distribuiu mais de R$ 3,9 milhões em prêmios. Além do total de mais de R$ 1 milhão em prêmios e bolsas de estudos internacionais que serão entregues na edição de 2012, todos os inscritos, de todas as categorias, poderão realizar curso on-line exclusivo da Babson College, instituição norte-americana referência mundial em empreendedorismo voltada para a criação de novas empresas. Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de novembro, em cerimônia a ser realizada na Sala São Paulo, na capital paulista.

O Prêmio Santander Empreendedorismo é destinado a alunos de graduação e pós-graduação, com o objetivo de apoiar e reconhecer a criação e o desenvolvimento de projetos de estudantes com perfil e postura empreendedora. São cinco categorias: “Economia criativa”, “Empresas de base tecnológica”, “Setores tradicionais”, “Biotecnologia e Saúde” e “Jovem Empreendedor Comunitário”. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil. Entre outros prêmios, os líderes dos projetos vencedores e o professor orientador recebem bolsas de estudos presenciais na Babson College.

O Prêmio Santander Ciência e Inovação reconhece pesquisadores-doutores com pesquisas científicas de caráter inovador, nas categorias “Indústria”, “Tecnologia da Comunicação, da Informação e da Educação”, “Biotecnologia” e “Saúde”. Os 12 finalistas recebem, cada, uma bolsa ibero-americana, e o vencedor de cada categoria ganha R$ 50 mil, sem a obrigatoriedade de vincular o uso do prêmio à execução do projeto. A avaliação e o julgamento dos projetos são feitos por comissão de pesquisadores ligados a instituições científicas, sob coordenação da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Criado em 1996, o Prêmio Santander Universidade Solidária investe em projetos de extensão universitária, com o tema “Desenvolvimento Sustentável com ênfase em geração de renda”, elaborados e executados por universidades, com a participação de professores, estudantes e comunidade local. Cada um dos oito projetos vencedores recebe R$ 50 mil, para sua implementação. Além do apoio financeiro, os projetos recebem consultoria especializada da Unisol e da equipe técnica do Banco Santander.

Já o Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano, em parceria com a Editora Abril, reconhecerá quatro Instituições de Ensino Superior que se destacaram, em 2011, com iniciativas da gestão das universidades para o desenvolvimento da educação do País. Neste ano, as categorias são: “Combate à evasão”, “Internacionalização”, “Sustentabilidade” e “Integração entre Pós e Graduação”. Todas as instituições reconhecidas pelo MEC podem participar respondendo a questionário enviado pela Editora Abril. Inscrições e mais informações sobre os prêmios e suas categorias estão no site Santander Universidades.

Fonte: Cláudio José Ribeiro Tavares, da Divisão Global Santander Universidades - (fone: 81 3419 2987)