Alunos da UFC retornam após intercâmbio na Universidade de Coimbra

Os sete alunos da Universidade Federal do Ceará que participaram do primeiro edital do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) foram recepcionados, dia 28 de agosto, na Sala de Seminários da Pró-Reitoria de Graduação da Instituição, no Campus do Pici. Eles passaram os dois últimos anos estudando na Universidade de Coimbra, em Portugal.

São alunos de quatro licenciaturas: Física, Química, Letras e Educação Física. Por se tratar de graduação-sanduíche, terão direito à dupla diplomação após a conclusão do curso de origem, na UFC. Como exigido pelo PLI, todos cursaram pelo menos dois anos do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escolas públicas. Passagens internacionais e bolsas foram concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na recepção, o Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Custódio de Almeida, parabenizou os estudantes pelo incentivo que representam para os colegas. "Vivemos um novo tempo no País em relação à licenciatura, com a diminuição da distância que existia em comparação com o bacharelado". A Profª Inês Mamede, Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular e Coordenadora Geral do PLI na UFC, destacou que, em Coimbra, os alunos foram aprovados em todas as disciplinas.

Aluno da Licenciatura em Física da UFC, Santino Loruan conta que a vivência em Portugal foi bastante proveitosa para repensar como a relação entre aluno e professor é desenvolvida no Brasil. "Tivemos a oportunidade de participar de congressos e palestras e de adquirir uma enorme bagagem cultural, ao visitar museus e conhecer outros países europeus", diz o estudante, recomendando a experiência aos colegas.

Atualmente, o PLI é desenvolvido pela Capes em parceria com 11 universidades portuguesas.  O programa tem como objetivo elevar a qualidade da graduação, tendo como prioridades a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de docentes.

Fonte: Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – (fone: 85 3366 9527)