III Caminhada Pravida esclarece sobre prevenção ao suicídio

A taxa de suicídios na região Nordeste aumentou 130% nos últimos 10 anos. Fortaleza é a capital nordestina com as maiores taxas de suicídio. Os dados são do Projeto de Apoio à Vida (Pravida), atividade de extensão da UFC. O projeto, em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC, realizará no dia 9 de setembro a III Caminhada Pravida, na Avenida Beira-Mar. A concentração será em frente ao Boteco Praia, com saída prevista para as 8h. O ponto de apoio será na Praça dos Estressados.

A caminhada antecipa o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro, estabelecido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP) e Organização Mundial de Saúde (OMS). Os organizadores da Caminhada pretendem esclarecer a população sobre questões ligadas ao suicídio, abrangendo sua recorrência e implicações e levando a mensagem de que a prevenção do suicídio é possível.

O Pravida, criado em 2005, é formado por acadêmicos de Medicina e Psicologia, coordenados pelo psiquiatra Fábio Gomes de Matos. O projeto presta serviço de atenção especializada às pessoas que tentaram o suicídio, além de formar um grupo de estudos e de discussão acerca do tema e realizar atos públicos e cursos direcionados para estudantes e profissionais de saúde. Os atendimentos são feitos ás quintas-feiras a partir das 14h, no HUWC (Rua Capitão Francisco Pedro, 1290 – Campus do Porangabuçu).

Segundo o coordenador, o Pravida já atendeu mais de 1.400 pessoas. São 120 pessoas em média por mês que procuram o IJF por tentativa de suicídio. Levando em consideração esses dados, o Dr. Fábio Gomes levanta o questionamento. "Para onde esses pacientes são encaminhados? O Pravida está treinando profissionais do IJF. Recentemente, fizemos um treinamento para 120 profissionais durante 40h e que foi muito bem avaliado. Estamos querendo repetir no próximo ano", ressalta.

Fontes: Projeto de Apoio à Vida – (fone: 85 3366 8149 / site: www.pravida.ufc.br) e Divisão de Imprensa e Marketing HUs/UFC – (fone: 85 3366 8183 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)