Hospital Walter Cantídio realiza milésimo transplante renal

O Serviço de Transplante Renal do Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC, registrou na madrugada de sexta-feira (31) seu milésimo procedimento. Neste mês, a equipe comemora 36 anos de criação Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPHRECE), que possibilitou o desenvolvimento dos transplantes nessas áreas em nosso Estado. A nefrologista e chefe do Serviço de Transplante Renal do HUWC, Paula Camurça Fernandes, ressalta a importância da marca de mil transplantes, uma conquista de toda a equipe do HUWC. "Nossa missão é levar esperança aos portadores de insuficiência renal crônica, reintegrar o indivíduo à sociedade, através da realização do transplante renal, que fornecerá melhor qualidade de vida àqueles que recebem um rim", afirma.

O HUWC é referência nacional na área de transplantes. Conforme o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), em 2011 o hospital realizou 258 transplantes, sendo 94 renais, 126 hepáticos, 19 de medula óssea, 18 de córnea e um de pâncreas, superando assim os 208 procedimentos realizados em 2010. Até o final deste ano, as expectativas são positivas.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Ceará, atualmente, é o 4° colocado em número de transplantes de órgãos no País, ficando atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2011, a Secretaria da Saúde do Estado registrou 1.295 transplantes de órgãos e tecidos. A meta para 2012 é superar 1.800.

CEPHRECE – 36 anos: O Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará veio com o objetivo de apoiar o ensino e a experimentação clínico-cirúrgica, visando ao aperfeiçoamento de técnicas e conhecimentos que viabilizam os transplantes de órgãos. Gerações de profissionais ajudaram a consolidar o trabalho. Atualmente o Diretor Geral do CEPHRECE é o Dr. João Batista Evangelista Júnior e a Diretora científica é a Dra. Claúdia Maria Costa de Oliveira. Além do transplante renal e hepático, o Hospital Universitário Walter Cantídio realiza transplante de medula óssea em parceria com o Hemoce, transplante de córnea e, recentemente, em 26 de novembro de 2011, foi realizado com sucesso o primeiro transplante duplo de pâncreas e rim no HUWC. Hoje, o milésimo transplante veio em dose dupla: o receptor receberá rim e pâncreas.

Sugestão de fontes: Paula Frassinetti Camurça Fernandes, Chefe da Unidade de Transplante Renal HUWC – (fone: 85 9985 4085 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) / João Batista Evangelista Júnior, Diretor do Centro de Pesquisas em Doenças Hepato Renais do Ceará (CEPHRECE) – (fone: 85 9981 1529 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) / Francisco José Lima Clementino, 6° paciente do transplante renal do HUWC. – (fone: 85 8562 8321 - 85 3294 -3399) / Ailson Gurgel Fernandes, Cirurgião Transplante Renal, realizou o milésimo transplante – (fone: 85 9981 6098)

Fonte: Núcleo de Imprensa e Marketing – NIM – (fone: 85 3366 8183 / 8116 5042 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)