Estudantes simulam debates em organismos internacionais na VIII SONU

Estudantes de diversas áreas do conhecimento estão reunidos em mais uma edição da Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU), projeto Do curso de Direito da UFC. A oitava edição do evento foi aberta quarta-feira (29), com a palestra "Levantes Populares: impacto, influência e perspectivas", na Universidade de Fortaleza.

A simulação permanece na Unifor nesta quinta-feira (30) e continua na Faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro) nos dias 1º e 2 de setembro.

A SONU é um conjunto de simulações de organismos internacionais que tem como objetivo primordial o estudo e a pesquisa no campo do Direito e das Relações Internacionais. Criada em 2004, a SONU já é reconhecida pela Organização das Nações Unidas e este ano reunirá cerca de 260 estudantes universitários e do Ensino Médio de diferentes regiões do País interessados em saber como funcionam os sistemas de solução de impasses internacionais.

Durante o evento, são simulados comitês que discutem temas de alcance global. Cada participante atua como representante de um país e, ao final da discussão, é produzido documento com resoluções destinadas aos países envolvidos no debate. Durante a simulação, os participantes devem portar-se como verdadeiros delegados e diplomatas dos países envolvidos nas discussões – homens usam terno e gravata, às mulheres é permitido o uso de calças, saias e tailleurs.

A prática da simulação começou em 1927, na Universidade de Harvard, Estados Unidos. Atualmente, simulações desse tipo são realizadas em todo o mundo. No Ceará, a SONU acontece anualmente, desde 2004, e já é considerada uma das simulações mais importantes do Brasil. A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site da SONU ou pelo twitter @sonufortaleza.

Fonte: Elaine Quinderé, Isabel Filgueiras e Yohanna Pinheiro, da assessoria de imprensa da VIII SONU – (fone: 85 8174 2454 / 9918 6458 / 9958 0040)