Reitor recebe o candidato a Prefeito Elmano de Freitas

Imagem: O candidato Elmano de Freitas e o Reitor Jesualdo FariasO candidato a Prefeito de Fortaleza Elmano de Freitas, do Partido dos Trabalhadores, foi recebido, no final da tarde de sexta-feira (24), pelo Reitor Jesualdo Farias e professores das diversas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará. O encontro tratou do potencial da UFC para contribuir com a gestão municipal nos mais diferentes setores.

O Reitor abriu a reunião reprisando mensagem que já transmitira a outros candidatos que visitaram anteriormente a Reitoria: Roberto Cláudio, Inácio Arruda e Heitor Férrer, em ordem cronológica. O Prof. Jesualdo destacou que aqueles encontros com os candidatos a Prefeito eram importantes, tanto mais pela característica de espontaneidade. Disse que a Universidade e a Prefeitura poderiam ter um relacionamento institucional efetivo, o que não aconteceu nos últimos quatro anos, lamentou. O estreitamento do diálogo só viria beneficiar a cidade, complementou o Reitor. Citou algumas pendências da Universidade que poderiam ser encaminhadas com a colaboração da Prefeitura, como os problemas do entorno do Campus de Porangabuçu, o processo de expansão e o Polo Cultural do Benfica.

Elmano de Freitas, após pedir uma rodada de apresentações dos que se faziam presentes à sala de reuniões do Gabinete – local onde foram realizados os encontros com os outros candidatos –, destacou o fato de ter-se formado em Direito na UFC, onde, segundo afirmou, aprendeu muito.  Disse estar informado sobre o crescimento da Instituição, observando que a expansão das universidades públicas se dá "graças ao Governo Federal do PT, que deu prioridade ao setor".

Referindo-se à fala do Reitor Jesualdo Farias, o candidato reconheceu que a Universidade pode, sim, colaborar muito com a Prefeitura. Lembrou os nomes oriundos da UFC que compõem a equipe da atual gestão, entre os quais Ademar Gondim, na AMC; Ana Maria Fontenele, na Secretaria de Saúde; e Alfredo Pessoa, na Secretaria de Planejamento, que estavam presentes também ao encontro.

Expondo os motivos pelos quais pretende ser Prefeito de Fortaleza, Elmano disse que é pela vontade de prosseguir com os "avanços conseguidos pela Prefeita Luizianne Lins". Passou então a enumerar o que ele considera os êxitos da gestão municipal no âmbito da educação, saúde, transporte e urbanismo. Garantiu que, se Fortaleza lhe der "a honra de ser Prefeito", receberá das mãos da antecessora "uma Fortaleza diferente da que ela recebeu em 2004".

Imagem: Reitor recebe o candidato Elmano de FreitasDepois da exposição do candidato, os professores Elvis Matos, Alexandre de Araújo Bertini, Marcos Ronaldo Albertin e Osmar Sá Pontes se pronunciaram, levantando questões relativas a saneamento básico, educação e mesmo o emperramento de processos para aprovação na SEMAM. O Prof. Marco Aurélio Holanda de Castro, Vice-Diretor do Centro de Tecnologia, apontou que apenas 50% dos fortalezenses dispõem de esgotamento sanitário e que há problemas de abastecimento de água em 22 dos 119 bairros da Capital. Respondendo sobre os problemas de saneamento e água, Elmano de Freitas afirmou que, se eleito, fará uma revisão do contrato entre Prefeitura e Cagece.

O Prof. Mourão Cavalcante, candidato a Vice na chapa de Elmano, pediu a palavra e, após tecer elogios à atual gestão da Universidade, disse que há meios de aperfeiçoar as relações entre UFC e Prefeitura .

Ao encerrar o encontro, Elmano de Freitas garantiu que, em sendo eleito, as relações entre Prefeitura de Fortaleza e Universidade Federal do Ceará serão estreitadas como devem ser, em patamar institucional.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)

Fotos: Igor Grazianno