Nota à Comunidade Universitária da UFC

Com a deflagração e continuidade das greves de servidores docentes e de servidores técnico-administrativos em âmbito nacional, estamos atravessando um período delicado nas Instituições Federais de Ensino Superior. Quando reconhecemos as razões dos movimentos paredistas, defendemos a qualificação da educação em todos os níveis, através de investimentos crescentes e da valorização de seus profissionais. Nesse sentido, continuamos empenhados, junto ao Ministério da Educação, na construção de um projeto de educação nacional sustentável e na busca de caminhos para o restabelecimento da normalidade no cotidiano das atividades acadêmicas da UFC.

Diante dos recentes acontecimentos no movimento docente em nossa Universidade, temos clareza de que é necessário o empenho de todos para superar os impasses gerados, a fim de que seja possível o retorno integral às atividades. Essa construção é coletiva e complexa, e nesse processo a liberdade individual e a expressão da diferença devem ser profundamente respeitadas. Não podemos perder de vista a formação discente, a produção e difusão do conhecimento e todos os serviços públicos e sociais inerentes à vida universitária.

A Administração Superior da Universidade Federal do Ceará confia na capacidade do movimento sindical de resolver os conflitos e construir as soluções desejáveis à normalização das atividades.

Jesualdo Pereira Farias            Henry de Holanda Campos
Reitor                                     Vice-Reitor