Encerram-se hoje inscrições para congresso multidisciplinar sobre ruído

As inscrições por e-mail para o I Congresso Multidisciplinar de Ruído Ambiental Urbano e Ruído Aéreo prosseguem até hoje (10). Após esse prazo, poderá ser feito cadastro no local do evento. A promoção é da Universidade Federal do Ceará e Universidade de Fortaleza (Unifor), que sediará os trabalhos, no período de 11 a 14 de setembro.

Participarão profissionais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que deverão abordar a regulamentação no setor e as possibilidades de gerenciamento de ruído. Serão questionadas também as ações em âmbito municipal, com a participação de representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), que debaterá as ações de fiscalização da Prefeitura de Fortaleza.

Na programação, as palestras enfocam as consequências do ruído urbano na perspectiva da Saúde, do Urbanismo e do Direito. O Congresso propõe ações educativas, estimulando e orientando a intervenção dos cidadãos fortalezenses. Foram convidados professores das redes municipal e estadual de Ensino, que serão multiplicadores desse debate nas escolas públicas.

O público-alvo do evento é formado por estudantes, professores pesquisadores e profissionais de áreas direta ou indiretamente relacionadas ao tema do ruído urbano, como Medicina, Enfermagem, Direito, Meio Ambiente, Engenharia, Ciências Biológicas, Fonoaudiologia, Arquitetura e Urbanismo, dentre outras.

A programação inclui mesas-redondas, lançamentos de livros, workshops ("Discutindo o Ruído no Cotidiano" e "Acústica Ambiental") e minicursos sobre deficiência auditiva, avaliação do equilíbrio e medições sonoras. Mais informações podem ser acessadas no site da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.

Fonte: Prof. Ronaldo Stefanutti, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC e coordenador de imprensa do evento – (fone: 85 3366 9631 / 8877 9794)