Casa de Cultura Alemã comemora 50 anos de fundação em outubro

Música, teatro, palestras e oficinas estão na programação do aniversário de 50 anos da Casa de Cultura Alemã (CCA), da UFC. A solenidade de abertura, para convidados, será no dia 6 de outubro, no Theatro José de Alencar (TJA). Às 17h, o Trio Ayrton Pessoa (piano, fagote, acordeom) fará apresentação. Às 20h, o Grupo Teatro Máquina, de Fortaleza, encena "Leonce e Lena", baseado na obra do alemão Georg Büchner, sob direção de Fran Teixeira.

Logo depois, haverá coquetel para os convidados no Jardim Burle Marx do TJA e apresentação do Grupo Deutsch Jazz. "Leonce e Lena", escrita em 1836, é a única comédia de Georg Büchner. A peça trata da história de dois jovens nobres, o príncipe Leonce, do Reino de Popo, e a princesa Lena, do Reino de Pipi. Ambos estão prometidos em casamento, mas fogem porque rejeitam essa ideia. Por acaso, encontram-se e se apaixonam, sem chegar a conhecer suas identidades. No desfecho, o rei aceita casar os dois disfarçados de títeres sofisticadíssimos, para não abdicar da festa.

A montagem do Teatro Máquina cria, em chave esportiva, situações de jogo que expõem o encontro dos jovens amantes em uma dinâmica de velocidade e brincadeira, oferecendo ao público um pretexto para a discussão sobre o ócio e a liberdade. Os ingressos para assistir à peça custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). A apresentação tem indicação etária livre e dura 70 minutos. No dia 6 de outubro, a peça é apenas para convidados.

Da extensa programação do cinquentenário da CCA, faz parte o Colóquio Teuto-Brasileiro, com participação de professores visitantes leitores do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e docentes da UFC. Será nos dias 8 e 9 de outubro no Auditório José Albano, na Área 1 do Centro de Humanidades (Benfica). Assuntos das mais diversas áreas serão debatidos: direito, literatura, ecologia e sustentabilidade, ensino do idioma alemão, dentre outros.

A Profª Üte Hermanns, Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã e professora visitante leitora do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC, informa que a entrada para o colóquio é livre, mas vai prevalecer a ordem de chegada porque o auditório tem limitação de lugares (104). Ela ressalta que, na abertura do colóquio, às 8h30min, estarão o Prof. Helmut Feldmann, primeiro leitor e diretor da Casa de Cultura Germânica, hoje CCA, e Christian Müller, Diretor do DAAD-Brasil, além de outras autoridades acadêmicas.

Também estão programadas oficinas no Centro de Humanidades e na Vila das Artes. A programação completa do cinquentenário da CCA pode ser acessada no site das Casas de Cultura Estrangeira da UFC, tópico Cultura Alemã.

A Casa de Cultura Alemã foi fundada em 10 de outubro de 1962 pelo primeiro Reitor da UFC, Antônio Martins Filho. Desde seu início, funcionou como lugar do intercâmbio acadêmico entre o Brasil e a Alemanha para ensinar a língua e divulgar a cultura alemã. Foi apoiada pelo Serviço DAAD e o Instituto Goethe.

Fonte: Profª Üte Hermanns, Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã – fone: 85 3366 7643