Pesquisa da UFC sobre feijão de corda tem destaque internacional

O Prof. Francisco de Assis Paiva Campos, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC, é um dos 16 pesquisadores brasileiros contemplados, na edição de outubro, pela Revista Proteomics. Publicação científica de relevância mundial na área de proteômica e espectrometria de massas, a Revista lança uma edição especial, a Proteomics in Brazil, na qual consta o artigo "Mudança proteômica global em larvas de Callosobruchus Maculatus em seguida à ingestão de inibidor de proteinase cisteínica" (tradução livre).

A pesquisa, desenvolvida no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC, teve como objetivo comprovar a hipótese de que seria possível tornar as sementes de feijão de corda resistentes ao gorgulho caso fosse possível aumentar nelas, via engenharia genética, a concentração de proteínas. Essas proteínas, por sua vez, seriam capazes de inibir (no caso, o inibidor de proteinase cisteínica) a atividade das proteínas digestivas do inseto.

"O estudo da interação entre o gorgulho e o feijão de corda tem sido objeto de estudos no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular há quase quarenta anos, e a publicação desse trabalho evidencia o pioneirismo do nosso departamento no estudo das interações inseto-planta. Nosso estudo mostrou, no entanto, que o inseto é capaz de se adaptar a uma dieta rica em inibidores de proteinases digestivas através da síntese de proteinases digestivas e outras enzimas que não são suscetíveis de serem inibidas pelos inibidores de proteinases cisteínicas", relata o Prof. Campos.

A Proteômica é o estudo em grande escala de proteínas, particularmente, suas estruturas e funções. Esse campo de estudo surgiu nos anos 1990, a partir do conceito de genoma. A organização do material é de Daniel Martins de Souza, ex-bolsista de doutorado e pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que atualmente trabalha como pesquisador associado no Max-Planck-Institut für Psychiatrie e na Ludwig Maximilians Universität, ambos na Alemanha.

Fonte: Prof. Francisco Campos, Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular – fone: 85 3366 9817