Inscrições para revalidação de diplomas médicos no exterior vão até 1º de outubro

Médicos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil que obtiveram diploma de graduação em instituições estrangeiras reconhecidas no país de origem já podem se inscrever, até 1º de outubro de 2012, para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), do Ministério da Educação (MEC). As inscrições só podem ser feitas pela Internet, e os interessados deverão indicar a universidade pública brasileira em que pretendem revalidar os diplomas.

A Universidade Federal do Ceará é instituição participante do processo. Como no ano passado, o Revalida 2012 compreenderá duas etapas: a primeira é escrita e a outra, de habilidades técnicas, ambas de caráter eliminatório. A taxa de inscrição na primeira etapa é de R$ 100,00 e, caso o candidato seja aprovado nessa fase, precisará pagar outra taxa de R$ 300,00 para participar da segunda etapa.

Para inscrição no Revalida, é preciso fornecer o número de CPF emitido pela Receita Federal do Brasil, pois o candidato só poderá participar do Exame caso seja brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil. Além disso, o diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo respectivo ministério de Educação ou órgão equivalente, deverá ser autenticado pela autoridade consular brasileira. Se o interessado for natural de país cuja língua oficial não é o português, precisará também apresentar o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), no nível intermediário-superior.

A primeira edição do Revalida, realizada em 2011, ocorreu em seis capitais (Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro, Brasília, Campo Grande e Porto Alegre), com 677 inscritos na primeira etapa. O Brasil teve maior representatividade no Exame, seguido de Bolívia, Peru, Colômbia, Argentina, Cuba, Uruguai, República Dominicana e Venezuela, entre outros. Ao final, 65 participantes foram autorizados a revalidar seus diplomas no Brasil. Mais informações sobre as provas também podem ser obtidas no site já indicado.

Fonte: Central de Atendimento do Inep – fone: 0800 616161 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.