Procurar no portal

PET de Engenharia Ambiental promove workshop sobre reciclagem

Pilhas e baterias de celular possuem ao menos oito tipo de metais pesados, como chumbo, níquel e lítio, que podem causar danos à saúde humana e contaminação ambiental de grandes proporções. Para sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade para a importância de destinar corretamente esses produtos, o Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Ambiental da UFC promove, nos dias 27 e 28 de setembro, o workshop "Logística reversa e reciclagem aplicadas a pilhas, baterias, eletroeletrônicos, lâmpadas, impressoras e medicamentos, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos".

A formação está com inscrições abertas e será realizada no auditório da Pró-Reitoria de Graduação, no Campus do Pici (térreo da Biblioteca Central). A taxa de participação é R$ 30,00, e os interessados podem inscrever-se através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., do site da Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin - Astef ou na própria sala do PET de Engenharia Ambiental (Campus do Pici - Bloco 708), das 10h às 16h. O workshop contará com palestras e mesas-redondas com especialistas da Universidade e autoridades da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Ministério Público Federal.

A logística reversa é uma área de conhecimento e pesquisa relacionada à correta destinação dos objetos quando encerrada a sua vida útil, seja em por meio de reciclagem ou recall. No Brasil, essa atividade é regulamentada pela Lei Nº 12.305, sancionada em agosto de 2010.

O evento se propõe a analisar a execução local das determinações do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente, além de detalhar a divisão de responsabilidades entre o poder público, academia e sociedade civil no descarte responsável do material resultante do intenso consumo atual. O workshop é uma promoção do PET de Engenharia Ambiental em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, a Pró-Reitoria de Extensão e o Laboratório de Sistemas e Banco de Dados (LSBD/UFC).

Fonte: Prof. Ronaldo Stefanutti, tutor do Grupo PET Engenharia Ambiental – fone: 85 8877 9794

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300