V Festival UFC de Cultura promove exposição de grafite no MAUC

Dos muros urbanos para as paredes do museu: essa é a proposta da exposição "Ocupação – O grafite no MAUC", sediada no Museu de Arte da UFC (MAUC) durante a programação do V Festival UFC de Cultura. Inspirado no pioneirismo artístico e na consciência política de movimentos como a Padaria Espiritual e a Semana de Arte Moderna de 1922, o Festival ocorre de 15 a 19 de outubro de 2012.

Imagem: Grafite no MAUCEste ano, o evento traz o tema "Pão, Modernismo e outras revoluções na arte brasileira". É a primeira vez que o museu recebe uma mostra dessa linguagem artística, umas das principais referências da arte na contemporaneidade e um dos estandartes da cultura urbana.

Além de apresentar o grafite em um ambiente incomum, a exposição abrange um público não habituado a frequentar o MAUC, democratizando o acesso ao patrimônio que a instituição abriga. Para realizar esse trabalho, foram convidados 18 grafiteiros cearenses que fazem parte do Coletivo Grafite CE, composto por mais de 20 crews (galeras) da Região Metropolitana de Fortaleza e de municípios do Interior, como Sobral e Juazeiro do Norte. Apesar de já terem trabalhado em diversos projetos, inclusive sociais, essa é a primeira vez que os artistas apresentam suas criações dentro de um museu.

De acordo com a curadoria da exposição, a inserção da mostra dentro do evento é natural, pois o grafite pode ser considerado uma atualização – com forte conotação política – das primeiras manifestações artísticas do homem, como as inscrições nas cavernas. Trazer essa linguagem para dentro de um museu contribui, no Ceará, para um processo de ressignificação da arte popular em espaços de exposição artística, assim como ocorre em diversos países.

A exposição integra a programação do V Festival UFC de Cultura e conta com patrocínio da Consul, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura (Minc). Todas as atividades da programação, inclusive o acesso à exposição no MAUC, são gratuitas.

SERVIÇO – Exposição "Ocupação – O grafite no MAUC"
Local: Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, n° 2854 – Benfica)
Período: 15 a 31 de outubro de 2012
Horário para visitação: 9h às 18h