Pesquisa da União Europeia sobre economia da educação tem participação da UFC

O Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará, através do Prof. José Raimundo Carvalho, integrará o projeto de pesquisa "Modelos Estruturais Dinâmicos: Identificação e Estimação", financiado pelo European Research Council e coordenado internacionalmente pelo Prof. Thierry Magnac, da Escola de Economia de Toulouse, na França.

Imagem: Reitoria da UFCO anúncio foi feito em agosto último. A pesquisa contemplará dois subprojetos no Ceará, coordenados por Carvalho: "Escolha universitária ou escolar: mecanismos de pareamento” e "Entrada nas universidades e estudos de graduação".

O primeiro subprojeto investigará os impactos exercidos pelos mecanismos de seleção em universidades brasileiras, como o exame vestibular e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), tanto na estabilidade da relação aluno-curso quanto na promoção de escolhas de cursos que surgem como prioridades dos alunos. O segundo subprojeto busca compreender o papel que fatores anteriores à entrada do estudante na universidade exercem na dinâmica acadêmica desenvolvida ao longo do curso, com ênfase nas redes de relações desenvolvidas durante o Ensino Médio e o próprio processo seletivo.

Segundo o Prof. José Raimundo Carvalho, os subprojetos contribuirão para compreender melhor os impactos dos processos seletivos utilizados como acesso universitário no Brasil, através da promoção de critérios meritocráticos e eficientes de escolha de alunos e da acumulação de capital humano. "A unidade de investigação é o aluno. Serão analisados os alunos cearenses e os alunos franceses de Toulouse", explica. "Vamos avaliar o impacto que a mudança do Vestibular para o SiSU exerceu sobre o tipo de aluno que está entrando na UFC, além de desenvolver modelos para compreender quais fatores (econômicos, sociais, familiares) influenciam na escolha do curso universitário pelos alunos de Ensino Médio", complementa o professor.

Para Carvalho, "a participação de um professor da UFC em um grupo de nível mundial demonstra o crescimento da qualidade das pesquisas realizadas na nossa Universidade por seus professores/pesquisadores". As atividades de pesquisa terão duração de cinco anos e preveem intercâmbio de pesquisadores, inclusive estudantes de pós-graduação, coleta de dados pelo método survey, missões científicas (brasileiras e francesas) e consolidação de parcerias científicas internacionais.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, do CAEN – fone: 85 3366 7751