BrazilFoundation homenageia professor idealizador do Prece

O Prof. Manoel Andrade Neto, idealizador do Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece), projeto de extensão da UFC, foi um dos homenageados no baile de gala anual da BrazilFoundation, em Nova York, na noite de quarta-feira (19). Vinculado ao Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC, Andrade coordena o Programa de Aprendizagem Cooperativa na Universidade. A homenagem reconhece o trabalho social do Prece.

Imagem: Suzane Worcman, vice-presidente da BrazilFoundation, e o Prof. Manuel AndradeA BrazilFoundation é uma organização sem fins lucrativos que apoia projetos sociais no Brasil, dentre eles o Prece, beneficiado com a parceria desde 2003. Atualmente esse apoio se estende a duas instituições formadas por alunos do Prece: a Agência de Desenvolvimento Econômico Local e a Escola Popular Cooperativa de Paramoti. Criado há 18 anos, Hoje o Prece está presente em quatro municípios do Estado do Ceará (Pentecoste, Apuiarés, Paramoti e Umirim), envolvendo, aproximadamente, 2.000 participantes em todos os projetos, incluindo cerca de 500 universitários oriundos de comunidades populares. Dentre os que já ingressaram na universidade, cerca 75 jovens se graduaram e 20 cursam pós-graduação.

A inovação da metodologia de aprendizagem cooperativa foi reconhecida pela Pró-Reitoria de Graduação da UFC que, em 2009, criou o Programa de Formação de Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, hoje com 250 monitores de todos os cursos e campi da Universidade. O Prece desenvolve diversas outras ações em parceria com a UFC e o Governo do Estado do Ceará para a difusão da metodologia de Aprendizagem Cooperativa nas Escolas Públicas e promoção do ingresso de jovens da classe popular na Universidade.

Em sua edição nº 39, de julho/agosto de 2011, o "Jornal da UFC" trouxe perfil do Professor na seção "Gente que faz" a UFC, em que ele falou de sua saga como estudante pobre do interior do Ceará para conseguir uma vaga na universidade. Na entrevista, deu exemplo de superação. "Quando as pessoas se juntam, elas superam suas dificuldades. A gente não quer só gerar capital intelectual, a gente quer gerar também capital social e desenvolvimento local, que requer pessoas comprometidas", disse Andrade. Essa entrevista pode ser acessada aqui.

Fonte: Caroline Avendaño, jornalista voluntária do Prece - fone: 85 3243 2180