Empresas juniores da UFC participam de feiras de estágio e empreendedorismo

As empresas juniores Proativa Jr., Inova, Consultec Jr. e Gauss, vinculadas a cursos de graduação da UFC, também participam, a partir desta semana, de dois eventos voltados para o mercado de trabalho e o empreendedorismo: a 5ª Feira do Emprego e Estágio do Ceará, que ocorre de 20 a 22 de setembro no Centro de Convenções, e a Feira do Empreendedor 2012, de 24 a 27 de setembro, no novo Centro de Eventos do Ceará.

Em ambas, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da comunidade acadêmica estarão envolvidos enquanto expositores e participantes. Segundo Marília Oliveira, gestora de marketing da Inova, as empresas juniores da UFC aproveitarão as oportunidades para divulgar seus trabalhos.

"Nós da Proativa Jr., da Inova, da Consultec Jr. e da Gauss esperamos, com a 5ª Feira do Emprego, divulgar a marca das nossas empresas juniores e da nossa Universidade, uma vez que esses eventos, que contarão com cerca de 30 mil pessoas, poderão nos proporcionar parcerias estratégicas e clientes, de forma que nós atuemos mais ainda no mercado cearense levando o nome da UFC. Para a divulgação, nós contaremos com cerca de 40 empresários juniores que estarão se revezando para apresentar a marca da sua empresa no stand da UFC. Essa divulgação contará com banners, folders e apresentações multimídia, mostrando quais são os negócios e os serviços de cada empresa júnior, bem como os seus clientes e parceiros", afirma.

Outro ponto positivo visto por Marília é o estreitamento do contato com empreendedores que participarão das feiras. "É sempre um grande aprendizado para um empresário júnior, que tem como característica a sede de conhecimento e de empreendedorismo", reconhece a estudante.

A 5ª Feira do Emprego e Estágio do Ceará é uma promoção do Instituto de Desenvolvimento Humano, Empresarial e Ambiental (IDHEA) e tem como objetivo construir um cenário de interação entre todos os atores envolvidos nos processos do mercado de trabalho. Por meio de vagas de emprego, estágios, capacitação, orientação profissional e ações de cidadania, fomenta o cenário trabalhista local e incentiva a comunidade à busca contínua do desenvolvimento profissional. Nas quatro edições anteriores, atingiu um público de mais de 100.000 pessoas. O evento é gratuito e mais informações podem ser encontradas no site da Feira.

Já a Feira do Empreendedor é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em todos os estados, desde 1995. A programação inclui palestras, oficinas, cursos e oportunidades de negócio para quem está ingressando ou já está consolidado no mercado. Dentre os principais objetivos da Feira, estão a democratização de informações gerenciais e tecnológicas e o desenvolvimento de uma cultura empreendedora no Brasil. A inscrição também é gratuita, através do site da Feira do Empreendedor.

Saiba mais sobre as empresas juniores da UFC

Proativa Jr.: criada em 2002, é composta por 25 estudantes de graduação de Engenharia de Produção Mecânica. O grupo realiza serviços nas áreas de mapeamento de processos, gestão, produtividade, estoque etc.

Inova: é composta por 31 integrantes oriundos dos cursos de graduação em Ciências Econômicas, Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo e Finanças. Prestam serviços em consultoria, pesquisa de mercado, recursos humanos, marketing, processos de logística, organização de eventos etc. Está em atividade desde 2003.

Consultec: a empresa existe desde 1999 e, hoje, é formada por 22 membros, estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Trabalha com design de interiores, projetos arquitetônicos e projetos de instalação, além de oferecer cursos de capacitação.

Gauss: criada em 1999, possui atualmente 13 integrantes. Entre os serviços prestados estão: elaboração e execução de projetos, confecção de questionários de pesquisa, tabulação de dados, pesquisas acadêmicas, pesquisa de mercado e opinião etc.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – (fone: 85 3366 7452 / 3366 7455)