"Abordagens computacionais da teoria da gramática" é tema de livro

Será lançado na próxima quinta-feira (20), a partir das 20h, o livro "Abordagens computacionais da teoria da gramática", de autoria dos professores Gabriel de Ávila Othero, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Leonel Figueiredo de Alencar Araripe, da Universidade Federal do Ceará.

Será na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC). Antes, uma mesa-redonda terá início às 18h e contará com a participação dos organizadores do livro e dos professores Tito Lívio Cruz Romão e Márcia Teixeira Nogueira (ambos da UFC).

O evento integra a programação do I Encontro sobre Gramática, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro, numa promoção do Grupo de Estudos em Modalidade Deôntica, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC. A obra traz o selo da Editora Mercado de Letras. Com boa fundamentação teórica, pretende preencher a lacuna existente no tocante à aplicação computacional de pesquisas em sintaxe formal. Conforme a editora, o livro oferece leitura acessível na área de interface entre gramática e computação e se fundamenta em modelos linguísticos dos últimos 25 anos.

Fonte: Leonel Figueiredo de Alencar Araripe, Coordenador do Grupo de Pesquisa Computação e Linguagem Natural (CompLin) e Professor do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC – (fone: 85 3366 7612)