Mostra Universitária de Bandas prossegue até hoje na Concha Acústica

Imagem: Artur MenezesA Universidade Federal do Ceará está em festa desde quarta-feira (3), com a abertura da programação do V Festival UFC de Cultura. A Concha Acústica da Reitoria (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) abriga na ocasião a etapa seletiva da Mostra Universitária de Bandas. Até hoje (5), a partir das 18h, apresentam-se 15 bandas universitárias de diferentes estilos, que tocarão para o público três trabalhos autorais para votação popular e do júri. O acesso ao local das apresentações é gratuito e aberto à comunidade. Nascida junto com o Festival UFC de Cultura, em 2008, a Mostra Universitária de Bandas é um espaço importante de incentivo e divulgação do trabalho autoral de jovens músicos do Ceará.

Em 2011, a mostra foi ampliada, promovendo uma seletiva pública com o objetivo de definir atrações que se apresentarão no palco principal do evento antes das grandes atrações. No primeiro dia, a plateia conferiu os shows de Berg Menezes, Hardy e o Fim do Mundo, Oco do Mundo, Capitão Eu e os Piratas Vingativos e Astronauta Marinho.

Ontem (4), sobiram ao palco Realejo Viramundo, Galáctico Papa, Fulô da Aurora, Roadsider e O Chá. O último dia reserva espaço para os grupos Elephants, Lídia Maria, Comparsas da Vivenda, Capotes Pretos na Terra Marfim e Selvagens a Procura de Lei.

A Mostra Universitária de Bandas será encerrada com a participação especial do bluesman cearense Artur Menezes. Além de compor, cantar e tocar guitarra com maestria, o artista está lançando ainda em outubro seu novo álbum, "#2". Apresentou-se em diversos eventos relevantes no meio musical brasileiro, como Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, Garanhuns Jazz Festival e Oi Blues by Night. Em 2012, teve a honra de abrir os shows do cantor Buddy Guy no Rio de Janeiro e em São Paulo, já tendo tocado lado a lado com artistas consagrados do blues, como os norte-americanos Atiba Taylor e Michael Dotson. Artur promete um show com repertório repleto de trabalhos autorais e influências para fazer tremer a Concha Acústica da UFC.

ATRAÇÕES – O V Festival UFC de Cultura prossegue a partir de 15 de outubro, trazendo extensa programação de shows, seminários, oficinas, dança, exposição de arte, cinema e literatura. Grandes nomes da música nacional, como Arnaldo Antunes (SP), Margareth Menezes (BA), Lô Borges e Flávio Venturini (MG), Silvia Machete (RJ), Academia da Berlinda (PE), Falcão (CE), Projeto Canção do Exílio (CE) e Verónica Decide Morrer (CE) animam as noites do evento, que se dividem entre a Concha Acústica da Reitoria da UFC e a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Completam a programação o Balé Edisca (CE), o Grupo Stallo (CE) e o Coral da UFC (CE). Mais informações podem ser acessadas no site do Festival.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fone: 85 3366 7319