Museu da UFC apresenta exposição de jogos e brinquedos do mundo

O Museu da Infância e do Brinquedo (MIB) da UFC, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), está com a Mostra de Brinquedos e Jogos do Mundo em cartaz até o dia 31 de outubro, na Galeria BenficArte, do Shopping Benfica. As visitas podem ser feitas de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, das 15h às 20h.

A entrada é gratuita. O Prof. Marcos Teodorico, coordenador do MIB e do Laboratório de Brinquedos e Jogos da UFC, explica que acervo da exposição é composto por 900 exemplares de jogos, brinquedos e materiais lúdicos. Há desde os tradicionais, feitos de forma manual, aos brinquedos ligados ao consumo, inclusive os eletrônicos. "Os visitantes poderão conhecer jogos, brinquedos e brincadeiras oriundos de diversos países e culturas, além de conferir fotografias, vídeos e documentários sobre o ato de brincar", detalha.

Bonecas e bonecos, jogos de tabuleiros diversos, miniaturas, jogos de cartas, enigmas, quebra-cabeças, blocos de construção, jogos educativos, jogos e brinquedos modernos estão na mostra. "Além disso, a exposição será um ambiente para estudo, pesquisa e um rico espaço para viver a pluralidade étnica da cultura lúdica do povo brasileiro", enfatiza o professor.

As peças fazem parte do patrimônio da UFC e do acervo lúdico pessoal do professor Marcos Teodorico. "O jogo, o brinquedo e a brincadeira têm sua energia própria e uma magia que teima e resiste às normas e formas impostas pela sociedade, já que se enraíza nas culturas locais, onde mora a verdadeira essência humana".

Fonte: Prof. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, Coordenador do Museu da Infância e do Brinquedo (MIB) e do Labrinjo/UFC – fone: 85 3366 9216