Lô Borges e Flávio Venturini encerram terceira noite do V Festival UFC de Cultura

Imagem: Lô Borges e Flávio Venturini (Foto: Nilmar Lage)A programação da quinta edição do Festival UFC de Cultura, que traz o tema "Pão, Modernismo e outras Revoluções na Arte Brasileira", continua nesta quarta-feira (17) e reserva espaço para a música popular brasileira e as composições instrumentais. A terceira noite do evento será aberta pela banda Realejo Viramundo, selecionada pela Mostra Universitária de Bandas. Em seguida, apresentam-se a carioca Silvia Machete, e o encerramento em grande estilo fica por conta dos artistas mineiros Lô Borges e Flávio Venturini, membros do lendário Clube da Esquina.

O Festival deste ano relembra o legado da Padaria Espiritual e da Semana de Arte Moderna de 1922, ousando na proposta de usar a arte como matéria-prima para transformações culturais e sociais. Na noite de ontem (16), a plateia se emocionou com interpretações da obra de Milton Nascimento pelo Coral da UFC e com o balé contemporâneo da Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes (Edisca).

O primeiro grupo a subir ao palco da Concha Acústica é fruto da afinidade entre amigos do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará. A banda Realejo Viramundo tem como foco a música instrumental brasileira, em toda a sua pluralidade. Formada pelos artistas Rodrigo BZ (realejo e percussão), Rafael Lima (baixo), André Benedecti (bateria) e Neto Teixeira (guitarra e violão), toca do jazz ao xote, passando pelo blues, rock, baião, choro, frevo, pela bossa nova, salsa e até valsa.

Os músicos já tocaram em eventos como o VII Festival BNB da Música Instrumental, a V Mostra de Música Petrúcio Maia e o Projeto Pôr do Som, da UFC. O nome poético da banda vem do “apelido” nordestino dado à gaita ou harmônica, instrumento sempre presente nas apresentações.

Em seguida, a carioca Silvia Machete (RJ) apresenta o premiado show “Extravaganza”. A cantora utiliza tudo o que aprendeu nos tempos de artista de rua e na escola do circo, criando performance de palco única e arrebatadora com suas canções inteligentes e boa dosagem de humor. Multifacetada, foi definida pelo crítico musical Nelson Motta como “uma mulher inteligente, engraçada, sexy, palhaça, acrobata e com grande musicalidade, tudo junto”.

Imagem: Silvia Machete (Foto: Divulgação)No repertório, o público será brindado com interpretações de “Sábado e Domingo” (Domenico Lancellotti e Alberto Continentino), “Curare” (Bororó), “Manjar de Reis” (Nelson Jacobina/Jorge Mautner), “Tropical Extravaganza” (Fabiano Krieger) e “Feminino Frágil” (parceria de Silvia com Erasmo Carlos). Completa a lista “O Baixo”, composição própria que melhor traduz a proposta de Silvia de unir música e performance.

O encerramento do dia trará homenagem a um dos movimentos musicais mais relevantes do Brasil, o Clube da Esquina. Surgido em Minas Gerais no início da década de 1970 e mundialmente reconhecido, esse movimento musical reuniu grandes nomes da música como Lô Borges, Flávio Venturini, Milton Nascimento, Beto Guedes e Fernando Brant. Lô e Flávio, ambos com carreiras de mais de 30 anos, apresentam no Festival o show “Lô Borges e Flávio Venturini + Acústico”, que traz canções consagradas na vida de várias gerações.

Eternos sucessos, como “Clube da Esquina nº 2”, “O Trem Azul”, “Paisagem da Janela”, “Um Girassol da Cor do seu Cabelo”, “Espanhola”, “Todo Azul do Mar”, “Noites com Sol”, “Linda Juventude”, dentre outras. Quem comparecer à Concha Acústica na noite desta quarta-feira pode esperar muita emoção e qualidade musical, além da síntese de uma obra que supera as barreiras do tempo e do espaço geográfico.

O V Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede). Tem patrocínio da Consul e do Banco do Brasil, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará - através da Secretaria da Cultura (Secult) - e apoio: da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFC), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Para saber mais, acesse o site do Festival, a fanpage do evento ou o perfil @FestivalUFC no Twitter.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7319 / 85 3366 7331