Museu de Arte da UFC inaugura exposição "Ocupação - O Grafite no MAUC"

Dos muros urbanos para as paredes do museu: essa é a proposta da Exposição “Ocupação – O grafite no MAUC”, que integra a programação do V Festival UFC de Cultura – “Pão, Modernismo e outras Revoluções na Arte Brasileira”. A inspiração veio do pioneirismo artístico e da consciência política de movimentos como a Padaria Espiritual e a Semana de Arte Moderna de 1922, que pautam o evento neste ano.

Imagem: ExposiçãoTrata-se da primeira vez que o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) recebe uma mostra nessa linguagem artística, que é referência da contemporaneidade e um dos estandartes da cultura urbana. Ela ficará em cartaz de 15 a 31 de outubro.

O grafite é uma forma de expressão que guarda relações intrínsecas com a rebeldia, a contracultura e as inovações estéticas, em sintonia com a temática do Festival. Trazer essa linguagem para dentro de um museu contribui para o desenvolvimento, no Ceará, de um processo de ressignificação da arte popular, que passa a ocupar espaços como galerias e museus, acompanhando uma tendência já em voga em diversos países do mundo. Além disso, a exposição democratiza o acesso ao rico patrimônio que o MAUC abriga.

Para realizar o trabalho, foram convidados 18 grafiteiros cearenses que fazem parte do Coletivo Grafite CE, composto por mais de 20 crews (galeras) da Região Metropolitana de Fortaleza e municípios do Interior, como Sobral e Juazeiro do Norte. Apesar de já serem envolvidos em diversos projetos artísticos e sociais, esta é a primeira vez que os artistas apresentam suas criações dentro de um museu.

Imagem: ExposiçãoA abertura da exposição, 17h da segunda-feira (15), contará com a participação especial da cantora cearense Marta Aurélia. A artista apresenta o show “ÍNTIMA”, acompanhada dos músicos Marco Leonel Fukuda (violão), Jorjão Santa Rosa (violoncelo e baixo acústico) e do rapper Erivan Produtos do Morro.

A mostra “Ocupação – O Grafite no MAUC” conta com patrocínio da Consul (via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura). Já o V Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede).

Tem patrocínio da Consul e do Banco do Brasil; apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), e apoio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFC), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Para saber mais, acesse o site do Festival, a fan page do evento ou o perfil @FestivalUFC no Twitter.

Serviço:

Exposição “Ocupação – O grafite no MAUC”
Local: Museu de Arte da UFC (Avenida da Universidade, 2854 – Benfica)
Abertura: 15 de outubro, às 17h
Período: 15 a 31 de outubro de 2012
Horário para visitação: 9h às 18h
Grátis.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e marketing Institucional - fones: 85 3366 7319 / 85 3366 7331

Fotos: Igor Grazianno