Revelados vencedores do concurso de fotografia do V Festival UFC de Cultura

O I Concurso Universitário Festival UFC de Cultura – Novos Talentos em Fotografia divulgou os trabalhos vencedores. O concurso, aberto a alunos de graduação e pós-graduação de Instituições de Ensino Superior sediadas em território nacional, recebeu 84 inscrições nas categorias "Imagem Individual" e "Ensaio". Os trabalhos serão expostos durante o V Festival UFC de Cultura, de 15 a 19 de outubro, nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. A premiação será feita na forma de vales-impressão e certificados de honra ao mérito.

Conheça os vencedores:

Categoria Imagem Individual
1º lugar – Davi Teixeira – Publicidade e Propaganda/UFC – Foto: Habitantes do Céu
2º lugar - Tamara Lopes – Jornalismo/UFC – Foto: Fortaleza em ruínas
3º lugar – Txai Costa – Publicidade e Propaganda/Unifor – Foto: Solitudes
Menção Honrosa – João Miguel Lima – Mestrado Sociologia/UFC – Foto: Rachel via em 3D

Categoria Ensaio
1º lugar – Viviane de Sousa – Turismo/Estácio FIC – Título: Rebobina Filme #1
2º lugar – Tiago Pedro – Filosofia/UFC – Título: Memórias
Observação: A Comissão Julgadora decidiu não indicar nenhum trabalho para a terceira colocação.

Para o professor de fotografia Fernando Jorge, que participou da Comissão Julgadora, os critérios avaliados foram criatividade, qualidade do trabalho, originalidade e, principalmente, "a tentativa dos participantes de expressarem um olhar próprio na fotografia". Ele considera o concurso importante tanto para quem foi contemplado com premiação, o que mostra que já se tem aí um caminho próprio, como para quem não venceu. "Quem ficou de fora pode repensar o método e forma de trabalho", disse.

Também jurada, Iana Soares, editora adjunta do Núcleo de Imagem do jornal "O Povo", destacou que a comissão considerou a tentativa de os autores saírem do óbvio. O diferencial que ajudou a definir os vencedores foi a demonstração de "consciência no ato de fotografar". Acentuou que os temas foram os mais diversos, mas se destacaram aqueles candidatos que não só apertaram o botão da câmera, mas pensaram na imagem que estavam fazendo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7319