Conferência Internacional sobre Felicidade Interna Bruta tem apoio da UFC

A Universidade Federal do Ceará está entre as instituições apoiadoras da 5ª Conferência Internacional sobre Felicidade Interna Bruta – FIB, que acontecerá em Fortaleza nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. Entre os palestrantes convidados estão o Vice-Presidente do Conselho Nacional do Butão, Dasho Karma Ura, e a coordenadora do Movimento FIB no Brasil, Susan Andrews. O Coral da UFC será a atração artística a fechar a primeira noite da conferência.

O FIB é um índice sistêmico para medir o desenvolvimento e progresso de uma comunidade ou nação. Ao contrário do PIB – Produto Interno Bruto, que faz essa mensuração a partir de critérios econômico-financeiros, o FIB considera nove dimensões: Bem-Estar Psicológico, Cultura, Meio Ambiente, Vitalidade Comunitária, Boa Educação, Uso de Tempo, Boa Governança, Bom Padrão de Vida e Saúde.

Originário do Butão, nação asiática na região do Himalaia, o FIB passou a ser política pública naquele país e, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), começou a ser divulgado e estudado em outros países. No Brasil, há projetos-piloto de FIB ocorrendo em São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

INSCRIÇÕES GRÁTIS – A conferência tem o objetivo de divulgar essa nova forma de medir o progresso, promover o diálogo sobre o tema e apresentar experiências de FIB em andamento no Brasil. O evento integra a programação da X Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará. As inscrições são grátis e podem ser feitas no hotsite FIB Fortaleza. O ingresso para as palestras são dois quilos de alimentos não perecíveis. Essa é a segunda vez que a UFC apoia evento sobre FIB. Em setembro de 2009, foi realizado o seminário "Novos paradigmas de desenvolvimento: Felicidade Interna Bruta (FIB)" na Faculdade de Direito.

A Conferência Internacional sobre FIB é uma realização de Magui Guimarães PNL & Coaching, ONG Universos e Instituto Visão Futuro. Além da UFC, conta com o apoio da Agência da Boa Notícia, Banco do Nordeste, Café Santa Clara, Cagece, Cometa Supermercados, Estação da Luz, Farmácias Pague Menos, Fundação Sintaf, Governo do Estado do Ceará, Sebrae e Turma da Malha. A programação completa e outras informações estão disponíveis no hotsite FIB Fortaleza.

Mais informações: João Luís Studart, produtor do evento / Secretaria de Cultura Artística da UFC – fone: 85 8777 2254