Professora lança livro sobre jovens na política

Imagem: Capa do livro "Jovens na política - animação e agenciamento do voto em campanhas eleitorais"A Profª Danyelle Nilin Gonçalves, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, e pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Política e Cultura, lança na segunda-feira (5) o livro "Jovens na política - animação e agenciamento do voto em campanhas eleitorais". O livro, com selo da Pontes Editores, será lançado na abertura do I Colóquio Internacional Diálogos Juvenis, no auditório do Centro Dragão do Mar, às 20h.

A obra é baseada em uma pesquisa realizada durante a campanha de 2000 em três locais: Cidade do México, Fortaleza e Acaraú. A autora aborda a participação de grupos de jovens organizados de forma voluntária ou não nas campanhas eleitorais. Com cinco capítulos, o estudo trata da relação entre juventude e política, do recrutamento, treinamento e inserção de agenciadores do voto no período eleitoral e do debate em torno das noções de "remuneração" e "voluntarismo".

Conforme a autora, as reflexões mostram as eleições como momentos indutores de categorias sociais. "Percebe-se que a presença de agenciadores do voto em campanhas reedita certos cenários e práticas antigas, trazendo à tona concepções carregadas de simbologia sobre a política, com sentidos classificatórios para cada grupo", observa Danyelle Gonçalves. A obra custará R$ 20,00 na noite de lançamento.

Fonte: Profª Danyelle Nilin Gonçalves, do Laboratório de Pesquisas em Política e Cultura – fone: 85 3366 7427