Cursos de graduação terão Núcleos Docentes Estruturantes

Imagem: Reunião do CEPE aconteceu quinta-feiraFoi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), reunido na manhã de quinta-feira (1º) sob a presidência do Reitor Jesualdo Farias, resolução que institui, no âmbito dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará, os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE). Trata-se de instâncias autônomas, colegiadas e interdisciplinares, vinculadas às coordenações de cada curso de graduação.

Estão entre as atribuições dos NDE elaborar, periodicamente, propostas de atualização, bem como fomentar a avaliação periódica do projeto pedagógico do curso e de seu currículo. Também caberá a cada NDE zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo, contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso, bem como sugerir e fomentar ações voltadas para a formação e o desenvolvimento dos docentes vinculados ao curso.

O NDE terá o coordenador do curso como membro nato e, no mínimo, mais cinco professores que atuem no desenvolvimento do curso e exerçam liderança acadêmica. Esta será indicada não apenas pela produção de conhecimentos na área, mas também pelo desenvolvimento do ensino em outras dimensões entendidas pela Instituição como importantes. No caso de curso novo, os requisitos para composição do NDE poderão ser revistos, desde que mantida a prevalência de docentes com formação especifica na área do curso.

O regimento interno de cada NDE será elaborado por seus membros, aprovado pela respectiva instância colegiada de curso e homologado pela diretoria da respectiva unidade acadêmica, observando modelo proposto pela Pró-Reitoria de Graduação.

Fonte: Antonio Aritomar Barros, secretário do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFC – fone: 85 3366 7340