Programa de formação docente inscreve para eventos de novembro

A Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) da Universidade Federal do Ceará tem três eventos confirmados para a primeira semana de novembro, além de ter garantido sua participação nos Encontros Universitários 2012, que acontecem entre 21 e 23 deste mês, no campus do Pici. A programação completa está disponível no site www.casa.ufc.br, onde é possível realizar a inscrição nas atividades.

A programação de novembro começa na quarta-feira (7), com palestra de Custódio Almeida, professor do Departamento de Filosofia da UFC, Pró-Reitor de Graduação da Instituição e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Ele falará sobre "Hermenêutica Filosófica", às 14h30min, no Auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no campus do Pici. A promoção é da CASa de Filosofia.

Na sexta-feira (9), às 8h, acontece o seminário pedagógico "A colaboração como princípio educativo", com Magda Damiani e Ercília Braga. Magda é professora da Faculdade de Educação da Universidade de Pelotas (UFPel), com pós-doutorado pela Universidade de Siegen, na Alemanha. Já Ercília é docente da Faculdade de Educação da UFC, com pós-doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. A palestra será no auditório da Faculdade de Educação, no campus do Benfica.

No mesmo dia, a partir das 14h, será realizado o cine-debate em torno do filme "Assalto ao Banco Central", do Diretor Marcos Paulo. Após a exibição, o debate com professores, alunos e demais interessados será conduzido por Jânia Aquino, professora do Departamento de Ciências Sociais da UFC e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Para essa ambiência temática, não é necessária inscrição prévia. A exibição será na sala de vídeo das Ciências Sociais, no Campus do Benfica.

A CASa é o programa de formação docente da UFC, idealizado pela Prograd, com o intuito de construir uma ambiência cooperativa e significativa de desenvolvimento humano e pedagógico. Atualmente, as atividades envolvem a CASa de Filosofia, CASa de Artes, CASa de Ciência e CASa de Religião, além de ateliês de ensino, encontros de formação para a docência no ensino superior, seminários e mentores de docência e formação em Docência Integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação (DTIC).

Fonte: Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (Cofac) da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9444