Projeto de Extensão da UFC promove Dia de Cidadania

O Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará que integra alunos, professores e técnico-administrativos, promove no próximo sábado (10), das 8h às 12h, o II Dia da Cidadania do Cedefam. A comunidade do entorno do Campus do Pici e outras pessoas interessadas podem participar da programação que terá prestação de serviços de saúde e jurídicos, oficinas, apresentações artísticas e um bazar com produtos vendidos a R$ 1,00. O endereço é Rua Pernambuco, 1674, Planalto Pici, vizinho à Escola José Bonifácio.

A Profª Walda Viana, coordenadora do Cedefam e do evento, diz que o objetivo é ampliar o contato com a comunidade, ofertando uma diversidade de serviços. Para participar não é preciso fazer inscrição prévia, bastando chegar e escolher a atividade da qual se deseja participar. Eis a lista das atividades e dos respectivos responsáveis:

• Oficina de saúde bucal para adultos e idosos (Projeto Sorriso Grisalho);
  • Teatro interativo de promoção da saúde bucal de crianças e adolescentes (Projeto Rondon, UFC);
  • Bazar (Projeto Prevenção em Saúde Bucal e Integração Ensino-Serviço, SUS);
  • Oficina de primeiros socorros e prevenção de acidentes (Projeto PERC);
  • Prevenção de hipertensão e diabetes (Projeto Rondon com alunos de Educação Física, Medicina e Enfermagem);
  • Oficina de aproveitamento de roupas: tingimento e remoção de manchas (Curso de Economia doméstica);
  • Saúde do homem (Projeto Apoio);
  • Oficina de segurança alimentar (Estágio no Serviço do SUS I/Curso de Odontologia);
  • Saúde bucal de gestantes e bebês (Projeto Crescendo sem Cáries);
  • Ginástica Saúde em Movimento (Curso de Educação física);
  • Prevenção de acidentes e proteção dos dentes (Projeto CENTRAU);
  • Prevenção de gravidez indesejável, DST e AIDS (Liga de Infectologia);
  • Preparação caseira com plantas medicinais (Curso de Farmácia);
  • Armadilha para mosquitos da dengue (Curso de Farmácia);
  • Assessoria jurídica (Assembleia Legislativa).

O evento conta o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

Fontes: Walda Viana Brígido de Moura, coordenadora do Cedefam e do evento, e Maria Gressy Soares, organizadora do II Dia da Cidadania – fone: 85 3366 7458