"Os últimos cangaceiros" vence Festival de Cinema Documental no México

Imagem: Filme "Os últimos cangaceiros", de Wolney Oliveira, é premiado no MéxicoO filme "Os Últimos Cangaceiros", do cineasta Wolney Oliveira, Diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, realizado com apoio da Universidade Federal do Ceará, foi o vencedor do prêmio de Melhor Longa Metragem Ibero-Americano no Festival de Cinema Documental da Cidade do México, realizado de 8 a 18 de novembro.

O filme concorreu com produções do Chile, Uruguai, Equador, Venezuela, Argentina e Porto Rico, bem como com outros dois documentários brasileiros: "Pulsações", de Manoela Ziggiatti, e "Paralelo 10", de Sílvio Da-Rin.

"Os Últimos Cangaceiros" já foi exibido em festivais como os do Rio, de Guadalajara, de Punta del Este, de Toulouse, de Hamburgo, de Havana, de Lima, do Chile, de Mar del Plata e o Cine Ceará, dentre outros, e é o quinto prêmio que coleciona (dos quais três são internacionais e dois no Brasil).

Conta a história de Durvinha e Moreno, que, por mais de meio século, esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos, que cresceram acreditando que os pais se chamavam Jovina Maria da Conceição e José Antonio Souto, nomes falsos sob os quais haviam reconstruído suas vidas. Durvinha e Moreno fizeram parte do bando de Lampião, o mais controverso líder do cangaço. A verdade só é revelada quando Moreno, então com 95 anos, resolveu dividir com os filhos o peso das lembranças e reencontrar parentes vivos, entre eles seu primeiro filho.

Confira o trailer do filme.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – fones: 85 3366 7452 / 85 3366 7455