Laboratório dará suporte a empresas no desenvolvimento de inovações tecnológicas

O Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (Lesc), vinculado ao curso de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará, integra agora a recém-lançada Rede de Centros de Inovação em Eletrônica Para Produtos (Rede EPP). Há dois meses, a rede composta por dez centros e núcleos de inovação de todo o País entrou em operação com a missão de auxiliar empresas brasileiras a desenvolver e aplicar produtos e sistemas tecnológicos que modernizem a produção e tornem o mercado nacional mais competitivo frente à forte concorrência estrangeira.

A Rede EPP faz parte do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), instituído em 2007 e vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). O Sistema foi criado para apoiar empresas a aumentar produtividade e faturamento a partir da aproximação com a comunidade acadêmica e científica, fortalecendo assim a economia local.

Empresas de pequeno, médio ou grande porte que precisem de soluções tecnológicas em sua cadeia produtiva podem participar da chamada de projetos da Rede EPP, que vai até 14 de janeiro de 2013. Ao preencher formulário, o gestor irá identificar, junto a um dos centros de inovação da Rede, quais as carências de sua empresa e quais os projetos, produtos ou sistemas eletrônicos mais adequados para supri-las.

Os recursos para desenvolver e executar os projetos de inovação vêm da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e a contrapartida financeira das empresas será proporcional ao faturamento de cada uma, de forma que microempresas arcarão com apenas 5% do custo do projeto e pequenas empresas, 10%.

No Ceará, o Lesc é o representante da Rede EPP. Surgido há oito anos, conta hoje com cerca de 50 integrantes, entre professores da UFC e estudantes de graduação e de pós-graduação. No portfólio de empresas com as quais já foram feitas parcerias estão multinacionais como Intel, AMD, HP e LeNovo, dentre outras. Algumas das especialidades são sistemas embarcados, automação, identificação por radiofrequência (RFiD), projeto de placas eletrônicas, sistemas de testes para linha de produção e projetos de sistemas eletrônicos e computacionais (incluindo notebooks, tablets e e-readers).

"O Lesc é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento, onde conhecimento vira tecnologia para poder ajudar a indústria", define o coordenador do laboratório, professor Helano de Sousa Castro. Ele explica que, há cinco anos, o Lesc foi convidado pelo MCT para integrar a rede Sibratec e, articulando-se a outras nove instituições de pesquisa, pretende diminuir a defasagem tecnológica das empresas nacionais. "Foi detectado que as pequenas empresas estavam perdendo mercado para a indústria estrangeira, exatamente pela falta de tecnologia agregada a esses produtos", aponta o pesquisador.

Em janeiro acontece a primeira rodada de projetos, quando a Rede EPP irá receber a demanda da indústria e analisá-las. A segunda rodada está prevista para 28 de fevereiro. O professor Helano de Sousa Castro é o chefe do Lesc, e maiores informações podem ser obtidas pelo seu contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307