Começa o Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade

Em sua terceira edição, o Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade começa na quarta-feira (28) e prossegue até a sexta (30), no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. A iniciativa do grupo de pesquisa Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes reúne professores de diversas redes de ensino, estudantes, pesquisadores do Norte, Nordeste e Sul do País, jornalistas e educadores sociais. A inscrição é gratuita, e a entrada é uma lata de leite em pó.

Além de palestras e apresentações de trabalho, o encontro oferece oficinas e vivências, num programa que permite a troca de saberes, relacionando cultura de paz e espiritualidade à educação. O evento e o grupo de pesquisa são coordenados pela Profª Kelma Socorro Lopes de Matos. Ela é também a organizadora do livro "Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade III", que reúne artigos de professores e estudantes. A obra será lançada na quinta-feira (29), às 18h, no Auditório Valnir Chagas.

Conheça a programação do encontro:

- Quarta-feira, 28/11: 8h – credenciamento; 8h30min – abertura; 8h40min – apresentação artística; 9h – mesa: “Transversalidades e cultura de paz: educação ambiental e educação para a paz” – Prof. João Figueiredo (UFC), Profª Kelma Matos (UFC), Profª Lúcia Helena Grangeiro (UECE), Prof. Marcos Teodorico (UFC); 11h – troca de ideias; 11h20min – socialização de experiências – Terre des Hommes (Direitos Humanos e cultura de paz) e Prof. Gerardo Carvalho (Cultura de paz e cultura popular na literatura de cordel); 14h – abertura; 14h10min – apresentação artística; 14h30min – mesa: “A educação e a paz na cura do corpo e do espírito” – Profª Claudia Pierre (URCA), Profª Daniela Furlani (Unifor), Dra. Jane Mello; 16h30min – troca de ideias; 17h – socialização de experiências – Luciana Cordeiro (experiência com reiki em posto de saúde da Prefeitura Municipal de Fortaleza) e monitores e professores da UFC (projeto PET-Saúde-Pró-Saúde – Práticas Integrativas e Complementares).

- Quinta-feira, 29/11: 8h30min – abertura; 08h40min – apresentação artística; 9h – mesa: “Educação integral – cultura de paz, saúde e espiritualidade” – Profª Ângela Linhares (UFC), Profª Gisneide Everdosa (Clínica Espaço Viver), Profª Socorro Sousa (UFC); 11h – troca de ideias; 11h20min – socialização de experiência –ONG Brahma Kumaris; 14h – abertura; 14h10min – apresentação artística; 14h30min – mesa: “Cultura de paz, comunicação e espiritualidade” – Profª Fátima Lima Verde (Unipaz), Profª Maria do Carmo Bonfim (UFPI), Prof. Souto Paulino (Agência da Boa Notícia), Profa. Rosa Macedo (UFPI); 16h30min” – troca de ideias; 17h – socialização de experiências – Prof. Rinardo Mesquita (programa Geração da Paz: uma experiência em construção (Crede 2).

- Sexta-Feira, 30/11: 8h – abertura; 8h10min – apresentação artística –8h20min – oficinas temáticas: 1. Biopsicologia (Instituto Visão Futuro Ceará), 2. Consciência corporal (Rita Greene), 3. Dança circular (Lucineide Nobre), 4. Diversidade étnica e cultura de paz na escola (Patrícia Matos), 5. Empreendedorismo e protagonismo juvenil em cultura de paz (Jackson de Castro), 6. Juventude, justiça social e cultura de paz (Frente de Assistência à Criança Carente – FACC; Grupo Juventude Positiva), 7. Jogos cooperativos (Labrinjo, UFC), 8. Mediação de conflito (Sinara Mota); 14h – abertura; 14h10min – apresentação artística; 14h30min às 17h00min – apresentação de trabalhos.

Fonte: Elizangela Lima, doutoranda em Educação e integrante da Comissão Organizadora – fone: 85 8840 7169