Projeto Cine Freud divulga programação do mês de dezembro

Dois filmes baseados em obras literárias darão o tom da programação de dezembro do projeto Cine Freud: "Um método perigoso", inspirado no livro do autor americano John Kerr, e "Estorvo", que tem como enredo o livro homônimo de Chico Buarque. As sessões acontecem às 14h na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591 - Benfica).

No dia 5 será a vez de "Um método perigoso", com direção de David Cronenberg. O filme tem como personagem o jovem Carl Jung (Michael Fassbender), orientado inicialmente por seu mestre Sigmund Freud (Viggo Mortensen) no tratamento que realiza com sua paciente Sabina Spielrein (Keira Knigthley). No entanto, no desenvolvimento de seus estudos e teorias, Jung verá suas ideias conflitarem com as de Freud, ao mesmo tempo em que se entrega a um romance com Sabina. A exibição será seguida por debate com Ronald Araújo, psicanalista, membro fundador da seção Fortaleza do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise e psicólogo do Hospital de Saúde Mental de Messejana.

A segunda mostra ocorre no dia 12, com o filme "Estorvo", dirigido por Ruy Guerra. Depois de uma noite mal dormida, o protagonista (Jorge Perugorría) acorda com a campainha da porta tocando insistentemente. A partir daí, ele empreende uma fuga sem destino na certeza de estar sendo perseguido por um desconhecido. Suas ações são desconexas, e coisas inexplicáveis acontecem. A exibição será seguida de debate com Caciana Linhares, psicanalista, docente do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) e integrante da seção Fortaleza do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise.

As inscrições para as duas exibições são gratuitas e podem ser realizadas on-line e, também, no dia e horário do evento, a partir das 13h30min. Há sorteio de livros e emissão de declaração de participação a cada filme.

O Cine Freud é um projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Psicanálise da UFC, núcleo de extensão do Departamento de Psicologia. Em seis anos de atuação, quase 6 mil pessoas já conferiram as mostras do projeto. É organizado, atualmente, pelos alunos Giselle Gadelha, Gabriela Medeiros, Eduardo Taveira e Raquel Adeodato, do curso de Psicologia, sob coordenação dos professores Orlando Cruxên e Laéria Fontenele.

Fonte: Cine Freud – Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 85 3366 7727