Núcleo das Africanidades realiza seminário sobre tradição oral até sexta-feira

O Núcleo das Africanidades Cearenses (Nace), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, promove até sexta-feira (7) o seminário III Memórias de Baobá. O evento visa à valorização e difusão da tradição oral herdada do continente africano, nesta edição com foco especial sobre o tema "Cosmovisão africana, educação e currículo". As atividades se dividem entre o Passeio Público e o sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154), ambos no Centro.

A participação no evento é gratuita. A ficha de inscrição, disponível pela Internet, deve ser enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A programação foi aberta no domingo (2) e conta com atividades como oficinas, minicursos, palestras, apresentações culturais, rodas de conversa e até defesas de tese de doutorado.

Dentre as oficinas ofertadas, estão as de capoeira, educação quilombola, danças afro-brasileiras, percussão e salsa. Já as palestras e minicursos abordam assuntos como história oral, penteados africanos, plantas medicinais e mitologia iorubá, dentre outros temas. A programação será encerrada com show do Afoxé Acabaca. Mais informações podem ser obtidas no blog do evento ou na página do Nace no Facebook.

O Nace é um núcleo de extensão e pesquisa da Faculdade de Educação da UFC vinculado à rede nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB’s). Visa à discussão, investigação e produção da cultura negra no Ceará.

Fonte: Profª Sandra Petit, do Núcleo das Africanidades Cearenses – Nace – fone: 85 3366 7665